In­ves­ti­ga­ção ci­en­tí­fi­ca de­ve re­to­mar tra­ba­lhos

Jornal de Angola - - CULTURA -

de­fen­deu a re­to­ma­da dos tra­ba­lhos de in­ves­ti­ga­ção ci­en­tí­fi­ca, que de­vem pas­sar pe­la re­cu­pe­ra­ção no mais cur­to es­pa­ço de tem­po, do la­bo­ra­tó­rio de in­ves­ti­ga­ção bi­o­ló­gi­ca, da Es­ta­ção Ar­que­o­ló­gi­ca de Ba­la-Ba­la e da Al­deia Mu­seu.

O res­pon­sá­vel res­sal­tou a im­por­tân­cia do la­bo­ra­tó­rio de bi­o­lo­gia, en­quan­to de­pen­dên­cia es­pe­cí­fi­ca do Mu­seu do Dundo, vo­ca­ci­o­na­da ao es­tu­do das di­fe­ren­tes es­pé­ci­es ani­mais da re­gião les­te do país e a re­vi­ta­li­za­ção da Al­deia Mu­seu, que no pas­sa­do ser­viu de ins­tru­men­to de mo­bi­li­za­ção e aglu­ti­na­dor não só dos ar­te­sões co­mo da pre­ser­va­ção da tra­di­ção oral dos mais di­fe­ren­ci­a­dos usos e cos­tu­mes da re­gião. Uma ou­tra di­men­são do mu­seu que de­ve ser re­cu­pe­ra­da, lem­brou, é o es­ta­be­le­ci­men­to de li­ga­ções com ins­ti­tui­ções mu­se­o­ló­gi­cas de ou­tros paí­ses. A in­ten­ção, se­gun­do o res­pon­sá­vel, é atrair o in­te­res­se de pes­qui­sa­do­res in­ter­na­ci­o­nais.

Em Agos­to úl­ti­mo, o Mu­seu Re­gi­o­nal do Dundo re­ce­beu a vi­si­ta de se­te in­ves­ti­ga­do­res nor­te-ame­ri­ca­nos, que du­ran­te três di­as tra­ba­lha­ram na iden­ti­fi­ca­ção de es­pé­ci­es de ani­mais rép­teis.

João Di­ei Mu­a­nan­gue res­sal­tou que, da­das as ex­ce­len­tes con­di­ções de tra­ba­lho pro­por­ci­o­na­dos aos in­ves­ti­ga­do­res nor­te-ame­ri­ca­nos, os mes­mos pro­me­te­ram re­gres­sar em bre­ve pa­ra ou­tras in­ves­ti­ga­ções mais exaus­ti­vas.

Em re­la­ção ao re­for­ço do acer­vo da ins­ti­tui­ção mu­se­o­ló­gi­ca, com des­ta­que pa­ra a des­co­ber­ta de no­vas pe­ças que re­tra­tam o quo­ti­di­a­no dos po­vos da re­gião lun­da cokwe, João Di­ei Mu­a­nan­gue dis­se es­tar a ser de­sen­vol­vi­do, nu­ma pri­mei­ra, um tra­ba­lho de sen­si­bi­li­za­ção no mu­ni­cí­pio do Lô­vua, pa­ra a re­co­lha nos no­vos ar­te­fac­tos de va­lor his­tó­ri­co-cul­tu­ral.

O res­pon­sá­vel apon­tou que as di­fi­cul­da­des fi­nan­cei­ras es­tão a in­vi­a­bi­li­zar o pro­jec­to, que a prin­cí­pio de­ve ser alar­ga­do a to­dos os mu­ni­cí­pi­os da pro­vín­cia.

João Di­ei Mu­a­nan­gue

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.