Pre­si­den­te da Rús­sia ga­ran­te par­ti­ci­pa­ção

Jornal de Angola - - DESPORTO -

O pre­si­den­te rus­so, Vla­di­mir Pu­tin, afir­mou on­tem que a Rús­sia não vai boi­co­tar os Jo­gos Olím­pi­cos de In­ver­no de Pye­ong­chang'2018, na sequên­cia da de­ci­são de o Co­mi­té Olím­pi­co In­ter­na­ci­o­nal (COI) ba­nir o país do even­to mun­di­al.

"Se­gu­ra­men­te, não ire­mos de­cla­rar ne­nhum boi­co­te, nem im­pe­di­re­mos os nos­sos atle­tas olím­pi­cos de par­ti­ci­pa­rem, se pre­ten­de­rem fa­zê-lo a tí­tu­lo in­di­vi­du­al", dis­se Pu­tin.

A Rús­sia foi afas­ta­da dos Jo­gos Olím­pi­cos de In­ver­no Pye­ong­chang’2018 pe­lo COI, de­vi­do à do­pa­gem ins­ti­tu­ci­o­na­li­za­da no país, mas os seus atle­tas po­dem com­pe­tir na Co­reia do Sul sob a ban­dei­ra olím­pi­ca.

O pre­si­den­te ad­mi­tiu que a Rús­sia "é, em par­te, res­pon­sá­vel" pe­la sua ex­clu­são da com­pe­ti­ção in­ter­na­ci­o­nal, uma vez que "for­ne­ceu os mo­ti­vos" pa­ra que ela se con­cre­ti­zas­se, ain­da que con­si­de­re ex­ces­si­va a pu­ni­ção im­pos­ta pe­lo COI.

O COI anun­ci­ou ain­da a ir­ra­di­a­ção do vi­ce-pri­mei­ro mi­nis­tro rus­so, Vi­taly Mut­ko, que du­ran­te vá­ri­os anos tu­te­lou o des­por­to no país e te­rá si­do uma das pe­ças ba­se do ale­ga­do es­que­ma de do­ping ge­ne­ra­li­za­do.

O es­cân­da­lo do ale­ga­do es­que­ma de do­pa­gem sis­te­má­ti­ca pa­tro­ci­na­do pe­lo go­ver­no rus­so foi re­ve­la­do em De­zem­bro de 2014, num do­cu­men­tá­rio da es­ta­ção te­le­vi­si­va ale­mã ARD, le­van­do à aber­tu­ra de pro­ce­di­men­tos dis­ci­pli­na­res por par­te do COI e da Agência Mun­di­al An­ti­do­pa­gem (AMA). As pri­mei­ras bai­xas fo­ram re­gis­tas no Rio’2016.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.