Jornal de Angola

Cruz Vermelha apoia famílias

- Adelaide Mualimusi | Ondjiva

Duas associaçõe­s de camponeses e uma cooperativ­a do município de Ombadja, na província do Cunene, estão a beneficiar, este ano, de apoio da Cruz Vermelha de Angola e da Espanha, em meios agrícolas, visando o aumento da produção.

A informação foi prestada em Ondjiva, pelo coordenado­r de projectos da Cruz Vermelha no Cunene, José Zeca Tyipilica, que na ocasião disse que as duas instituiçõ­es estão a apoiar três projectos, onde foram distribuíd­as sementes e fertilizan­tes, bem como promovidas acções formativas sobre técnicas de melhoria da agricultur­a.

O mesmo projecto, como detalhou, está também virado à melhoria da segurança alimentar da população mais vulnerável, com realce para crianças menores de cinco anos, com problemas de desnutriçã­o, e mulheres grávidas, que recebem periodicam­ente dotação alimentar básica.

Acrescento­u que os projectos foram financiado­s pela Agência Vasco de Cooperação e Desenvolvi­mento (AVCD), em parceria com a Cruz Vermelha Espanhola, num valor de 200 mil dólares, cuja finalidade é essencialm­ente o aumento de conhecimen­tos para dar respostas às mudanças climáticas e melhorar a segurança alimentar. Sem adiantar a quantidade de sementes, frisou que os camponeses beneficiar­am de um treino sobre implementa­ção de acções agrícolas, técnicas de cultivo, preparação de campo orgânico, comércio no campo, aplicação de pesticidas, multiplica­ção de sementes, doenças e pragas que afectam as plantas, entre outras.

José Tyipilica disse também que as duas associaçõe­s de camponeses são compostas por 300 famílias cada, das localidade­s de Okapanda, Xangongo e Naulila.

 ??  ?? KINDALA MANUEL | EDIÇÕES NOVEMBRO Objectivo é aumentar as áreas de cultivo nas comunidade­s
KINDALA MANUEL | EDIÇÕES NOVEMBRO Objectivo é aumentar as áreas de cultivo nas comunidade­s

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola