Jornal de Angola

Novo comandante para combater Boko Haram

-

A Nigéria vai substituir o comandante militar da luta contra o grupo terrorista Boko Haram, Ibrahim Attahiru, seis meses depois deste assumir o comando, anunciou na quarta-feira um portavoz do Exército, citado pela agência de notícias Reuters.

O porta-voz explicou que a decisão foi tomada após uma série de ataques do grupo rebelde, numa altura em que o discurso oficial é que o Boko Haram “quase foi derrotado”.

A substituiç­ão do comandante, referem analistas, demonstra a fragilidad­e da situação de segurança no Nordeste da Nigéria, onde o conflito com o Boko Haram está no seu nono ano.

Um porta-voz militar confirmou a substituiç­ão de Ibrahim Attahiru, comandante de operações contra o grupo terrorista, num comunicado enviado à Reuters.

O general Rogers Nicholas vai assumir a posição de Ibrahim Attahiru, na sequência de uma série de ataques “embaraçoso­s”, segundo fontes militares. Os ataques “embaraçoso­s” incluem o sequestro de membros de uma equipa de prospecção de petróleo e assaltos mortais às cidades de Magumeri, Biu e Madagali, disseram as fontes. Um porta-voz do Presidente da Nigéria recusou-se a comentar a informação.

O governador do estado de Borno, que está no epicentro da rebelião, disse que o plano de longo prazo do Governo consiste em alojar civis em cidades fortificad­as.

Tal plano e a onda de ataques mortais, referem analistas, levantam dúvidas sobre as afirmações do Governo e das Forças Armadas de que o Boko Haram foi exterminad­o e sobre a capacidade da Nigéria de manter a soberania no Nordeste.

Organizaçã­o fundamenta­lista islâmica sediada no norte da Nigéria, onde se localiza a maioria muçulmana, que vive sob os preceitos da Sharia (Lei Islâmica), o Boko Haram foi criado em 2002, em Maiduguri, capital do estado de Borno, pelo senhor da guerra Mohamed Yusuf.

 ??  ?? HO - BOKO HARAM| /AFP Ataques do Boko Haram prosseguem no nordeste da Nigéria
HO - BOKO HARAM| /AFP Ataques do Boko Haram prosseguem no nordeste da Nigéria

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola