Jornal de Angola

RCA tem nova vaga de actos de violência

-

Cerca de 5 mil pessoas fugiram para os arredores da cidade de Paoua, após confrontos iniciados em 23 de Novembro em Pendé, no município de Ouham-Pendé denunciou a Organizaçã­o das Nações Unidas (ONU), segundo a qual uma avaliação da situação humanitári­a constatou que a maioria das casas foi saqueada e que as instalaçõe­s de saúde precisam de apoio.

Em outras onze aldeias da região houve confrontos entre grupos armados.

O porta-voz da Missão da Organizaçã­o das Nações Unidas na República Centro Africana, Vladimir Monteiro, disse que o ambiente tenso continua alto e a ajuda humanitári­a foi suspensa devido a ameaças dirigidas aos trabalhado­res humanitári­os na área. Entretanto, as Nações Unidas continuam a investigar o ataque que na última segunda-feira matou um soldado da paz mauritano e provocou três feridos na área de Bria no Leste da República Centro Africana.

Vladimir Monteiro disse que o ataque ocorreu na entrada de um campo de deslocados horas depois de uma operação de resgate no local.

A violência também aumentou nas cidades de Dembia e no município de Mbomou, onde 75 por cento das casas foram queimadas e mais de 10 mil pessoas fugiram para a cidade de Rafai. A subida da violência também foi registada em Ippy, no município de Ouaka, que levou a população a procurar refúgio em Bambari, a 111 quilómetro­s da área afectada.

Números indicam que só na semana passada, 32 incidentes em locais de protecção foram registados no país.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola