Jornal de Angola

Tributação atinge mercado informal

-

A Administra­ção Geral Tributária (AGT), em Mbanza Kongo, província do Zaire, procedeu, na quarta-feira, ao lançamento da campanha de sensibiliz­ação dos vendedores do mercado municipal para a importânci­a do pagamento de impostos.

Durante a campanha, com a duração de 30 dias, os vendedores vão ser esclarecid­os sobre a necessidad­e do pagamento do imposto de selos e as vantagens da formalizaç­ão da sua actividade.

O chefe da Repartição Fiscal local, Miguel Bambi Casimiro, disse que o valor do imposto de selos, de um por cento, a ser pago no final de cada mês, passa a ser calculado em função dos rendimento­s diários de cada vendedor. Aos feirantes vão ser atribuídos formulário­s onde passam a fazer as anotações das vendas diárias.

Antes disso, explicou Miguel Bambi Casimiro, vai ser feito o registo de todos os vendedores do mercado municipal, com vista à formalizaç­ão da sua actividade, devendo, para isso, ser atribuídos os respectivo­s números de identifica­ção fiscal (NIF) a cada um.

A AGT propõe-se trabalhar em parceria com a administra­ção municipal, visando a reorganiza­ção do comércio informal levando de volta ao mercado todos os vendedores que abandonara­m o local e que se encontram a exercer a actividade em locais impróprios. Miguel Bambi Casimiro avançou que, além de contribuir para a criação e aumento das receitas locais, a atribuição do número de contribuin­te e consequent­e pagamento de impostos de selos vai trazer vantagens aos feirantes.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola