Jornal de Angola

ONU condena ataque contra missão de paz

-

O Conselho de Segurança das Nações Unidas condenou ontem o ataque contra a base de operações de paz na República Democrátic­a do Congo e elevou para 15 o número de capacetes azuis mortos.

No ataque, o pior da história recente da organizaçã­o, disse o Secretário-Geral da ONU, António Guterres, também morreram cinco integrante­s das Forças Armadas congolesas e outras 53 pessoas ficaram feridas.

Os integrante­s do Conselho expressara­m condolênci­as e solidaried­ade aos parentes das vítimas, assim como ao governo da Tanzânia, da República Democrátic­a do Congo e da missão da ONU, e desejaram uma rápida recuperaçã­o dos feridos.

O ataque aconteceu na noite de quinta-feira contra uma base da missão da ONU nesse país (Monusco) situada na província oriental de Kivu do Norte, por parte de um grupo de rebeldes armados, mas não foi ainda reivindica­do. Os integrante­s do Conselho de Segurança condenaram, em comunicado, os ataques e provocaçõe­s contra a missão de paz por grupos armados.

De acordo com o Conselho de Segurança, os ataques propositad­os contra capacetes azuis podem constituir crimes de guerra sob leis internacio­nais e não há impunidade para esses actos. Além disso, o Governo foi pressionad­o a encontrar os culpados.

 ??  ?? Tropas das Nações Unidas são alvo de acções cruéis DR
Tropas das Nações Unidas são alvo de acções cruéis DR

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola