Jornal de Angola

Exército melhora os procedimen­tos

-

A Nigéria nomeou um novo comandante para dirigir a luta contra o Boko Haram, após o aumento de ataques mortíferos no nordeste do país, noticiou a imprensa local que cita fontes militares. O major-general Rogers Ibe Nicholas, até agora chefe da logística, encabeça a operação “Lafiya Dole” contra os insurgente­s no nordeste do país, substituin­do no cargo o major-general Ibrahim Attahiru que regressa ao quartel-general do exército em Abuja, anunciou o portavoz do exército, Sani Usman.

Nenhuma razão foi adiantada para a exoneração do oficial-general. Ibrahim Attahiru esteve à frente da operação “Lafiya Dole” apenas sete meses. Nas últimas semanas viu aumentar os ataques de Boko Haram que, mais uma vez, trouxe à luz a incapacida­de do Governo para “erradicar” totalmente o grupo jihadista.

O Presidente nigeriano, Muhammadu Buhari, afirmou, em Dezembro de 2015, que o grupo Boko Haram estava tecnicamen­te vencido frente à reposta do Exército nigeriano. Em finais de Novembro de 2017, Buhari afirmou que os ataques a aldeias e ataques-suicidas que este ano aumentaram eram apenas os últimos golpes de um cavalo a sucumbir.

No fim de semana, dois suicidas mataram pelo menos 13 pessoas e feriram mais de 50 em Biu, no estado de Borno, epicentro do conflito.

No dia 21 de Novembro, um atentado suicida numa mesquita de Mubi, no estado vizinho de Adamawa, tinha causado 50 mortos.

 ??  ?? HO NIGERIAN ARMY | AFP Forças Armadas reforçaram o comando táctico- operaciona­l
HO NIGERIAN ARMY | AFP Forças Armadas reforçaram o comando táctico- operaciona­l

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola