Jornal de Angola

Polícia sem recursos para conter garimpo

-

O Comando Municipal da Polícia Nacional (PN) no Andulo, 130 quilómetro­s a norte da cidade do Cuito, carece de meios e de pessoal para conter a exploração ilegal de diamantes na região, noticiou ontem a Angop.

O comandante municipal da PN no Andulo, intendente Paulo Lucamba, apontou entre as dificuldad­es a falta de viaturas a todo terreno para confrontar a “invasão dos garimpeiro­s que procuram lucro fácil com a exploração e comerciali­zação ilegal de diamantes”.

Indicou que, em grande parte, os garimpeiro­s são estrangeir­os vindos de países da África Ocidental que, com ajuda de alguns nacionais, se instalam em localidade­s como a Chimbamba, comuna de Chicumbi, uma zona de difícil acesso, cortada pelo rio Kwanza, na confluênci­a dos rios Cutato e Cunhinga.

Além de diamantes, existem, no município do Andulo, outros recursos naturais, com destaque para o ferro, enxofre e calcário.

Em Agosto do ano passado, o director da Indústria e Geologia e Minas do Bié, Antunes Sapalo, denunciou como explorador­es ilegais de diamantes activos no Bié, cidadãos da República Democrátic­a do Congo, Costa do Marfim, Senegal, Mali, Guiné Conacry, Mauritânia e Sudão.

O director disse, naquela altura, que a exploração artesanal de diamantes ocorria com mais predominân­cia nas localidade­s de Seteca e Catacala, comuna da Lúbia, Nhaera, bem como no Soma Kwanza, Chitembo, a 174 e 150 quilómetro­s a norte e leste do Cuito.

Em Novembro, quando conferiu posse ao novo comandante-geral da Polícia Nacional e às novas chefias do Serviço de Inteligênc­ia e de Segurança Militar, o Presidente da República, João Lourenço, pediu medidas firmes contra o tráfico de drogas e de moeda estrangeir­a, criminalid­ade violenta e a imigração ilegal, em muitos casos, ligada ao garimpo de diamantes.

 ??  ?? EDUARDO PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO Chefe da PN no Andulo denuncia “invasão” de garimpeiro­s
EDUARDO PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO Chefe da PN no Andulo denuncia “invasão” de garimpeiro­s

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola