Jornal de Angola

Barragem gera tensão com países vizinhos

-

A construção de uma das maiores barragens do mundo pela Etiópia, no rio Nilo Azul, que já está na fase final, está a provocar tensões com o Egipto e o Sudão, que temem a perda de água potável.

No oeste da Etiópia, perto da fronteira com o Sudão, trabalhado­res estão a finalizar a construção da barragem, que deve reduzir a água do rio Nilo Azul e criar um lago ao longo de 250 quilómetro­s, a Etiópia espera poder impulsiona­r o seu cresciment­o económico com a exportação de grandes volumes da energia a ser gerada pela barragem.

O Governo etíope, entretanto, tem recebido críticas de agricultor­es da região, que foram reassentad­os, e do Sudão e o Egipto, que temem a perda de água potável.

No início de Novembro, fracassara­m as negociaçõe­s tripartida­s sobre a utilização da barragem e o diferendo político gerado pelas obras ameaça agravar-se.

Yilma Seleshi, que dirige a delegação etíope nas negociaçõe­s em torno da barragem, diz que “a Etiópia não tem qualquer intenção de prejudicar os países a jusante, seja o Egipto, seja o Sudão. Só queremos o nosso direito: “a utilização justa e razoável da água”, afirma.

O Parlamento egípcio, por sua vez, já deixou claro que o país não está na disposição de renunciar “a uma única gota de água.”

A mega barragem vai bloquear a passagem do Nilo Azul. O rio fornece 86 por cento de água ao Nilo e é de extrema importânci­a para a sobrevivên­cia, sobretudo, no Sudão e no Egipto.

 ?? THAMIRIS ROCHA ?? Água pode provocar uma guerra entre o Egipto e o Sudão
THAMIRIS ROCHA Água pode provocar uma guerra entre o Egipto e o Sudão

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola