Jornal de Angola

Produção agrícola tem apoio bancário

-

Um total de sete mil milhões, 571 milhões 928 mil e 350 kwanzas é o valor aprovado para o acordo financeiro a ser celebrado entre o Ministério das Finanças e o Banco de Negócios Internacio­nal (BNI), para o apoio do programa de aquisição e afectação de meios e equipament­os para o ano agrícola 2017-2018.

De acordo com o Despacho Presidenci­al publicado em "Diário da República" de 7 de Dezembro, justificas­e a necessidad­e de se implementa­r projectos integrados no Programa de Investimen­to Público, com vista a dinamizar o desenvolvi­mento económico e social do país, por meio do relançamen­to da agricultur­a.

O diploma, assinado pelo Presidente da República João Lourenço, já está em vigor e autoriza o ministro das Finanças a celebrar o acordo de financiame­nto e proceder à assinatura de toda a documentaç­ão relacionad­a com o mesmo.

A campanha agrícola 20172018 foi aberta em Outubro deste ano pelo Presidente da República no município de Cachiungo, província do Huambo. De acordo com projecções do Ministério da Agricultur­a e Florestas, na campanha espera-se produzir dois milhões e 500 mil toneladas de cereais em todo o país.

Parceria com o Brasil

A Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuár­ias (Embrapa) está disponível para transmitir a sua experiênci­a a Angola, para o reforço da capacidade institucio­nal e de pesquisa dos centros de investigaç­ão angolanos.

A intenção desta cooperação foi manifestad­a durante a visita ao Brasil de uma delegação angolana chefiada pelo ministro da Agricultur­a e Florestas, Marcos Nhunga, que manteve um encontro com o presidente da Embrapa, Maurício Lopes, refere um comunicado da Embaixada angolana em Brasília.

Maurício Lopes mostrouse disponível para contribuir para a actualizaç­ão do "zoneamento agro-ecológico de Angola", como a “carta magna” para o desenvolvi­mento da agricultur­a nas distintas regiões do país, desenvolve­ndo as culturas de acordo com o clima, solos e recursos hídricos.

Durante a visita de trabalho da delegação angolana ao Brasil, Marcos Nhunga manteve ainda encontro com o presidente da Empresa Brasileira de Assistênci­a Técnica e Extensão Rural (Emater), Roberto Carneiro, que se mostrou disponível para ajudar o Instituto de Desenvolvi­mento Agrário de Angola (IDA).

Roberto Carneiro disse ao ministro angolano da Agricultur­a e Florestas que a Emater pode contribuir para o aumento e a especializ­ação da produção camponesa, trabalhand­o sobre o passivo social e ambiental, e desempenha­r um papel de educação para o desenvolvi­mento da comerciali­zação, do turismo rural, do artesanato e de actividade­s agro-extractiva­s e de serviços agropecuár­ios.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola