Jornal de Angola

Produção de açúcar cresceu 12 por cento

- Madalena José

A produção de açúcar da Biocom cresceu 12 por cento, mas ainda abaixo das metas para este ano. De 29 de Junho a 30 de Novembro, o período da safra de 2017, a Biocom produziu 58.102 toneladas de açúcar.

A subsidiári­a angolana da British American Tobacco (BAT) anunciou ontem, em Luanda, os resultados do exercício de 2016, quando a companhia realizou vendas de 15.486 milhões de kwanzas e pagou ao Estado 4.513 milhões em impostos.

O director-geral da BAT, Thobani Dlodlo, afirmou, numa conferênci­a realizada para apresentar os resultados do ano passado, que o volume da produção equivale a 0,1 por cento do Produto Interno Bruto (PIB) e que o valor pago em impostos representa 0,4 por cento das receitas fiscais angolanas.

Os números fornecidos pelo director-geral indicam que a companhia gerou exportaçõe­s avaliadas em 3.373 milhões de kwanzas, ou 0,1 por cento do total das vendas angolanas ao estrangeir­o, e 2.530 milhões em investimen­tos de capital, representa­ndo 0,2 por cento da formação de capital do país.

A companhia gerou 26.629 postos de trabalho, ou 0,3 por cento da mãode-obra activa, afirmando que, por cada dez milhões de kwanzas em capital investido, cria 105 postos de trabalho na economia nacional.

Thobani Dlodlo anunciou, como desafios a atingir este ano, manutenção do negócio num ambiente económico caracteriz­ado pelas dificuldad­es na importação de matéria-prima, aumento dos níveis de emprego e um modesto cresciment­o, mas acima do PIB angolano, estimado pelo Executivo em 1,1 por cento.

O apêndice angolano da BAT produz cigarros das marcas angolanas AC e SL, assim como as internacio­nais Kingsport, Rothmans, Yes, Pall Mall, Peter Stuyvesant e Dunhill.

 ?? PAULO MULAZA | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Produção de cigarros tem peso residual na formaçãp do PIB
PAULO MULAZA | EDIÇÕES NOVEMBRO Produção de cigarros tem peso residual na formaçãp do PIB

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola