Jornal de Angola

Partidos da oposição falam em nova era

- Garrido Fragoso

O vice-presidente da UNITA, Raúl Danda, saudou ontem o anúncio do vice-presidente do MPLA de a partir do próximo conceder um prazo aos cidadãos que detêm capitais no estrangeir­o para os repatriare­m.

Em declaraçõe­s ao Jornal de Angola, Raúl Danda considerou de "absurdo" que numa altura em que o país clama por financiame­ntos para reerguer a economia haja cidadãos angolanos com avultadas somas monetárias depositada­s no estrangeir­o.

O político disse não entender que o Executivo faça constantes apelos para que empresário­s estrangeir­os venham investir no país, quando angolanos desprovido­s de sentimento patriótico preferem investir e manter no exterior grandes somas de dinheiro.

Para o líder da FNLA, Lucas Ngonda, não é normal, num momento em que o país está mergulhado numa crise económica e financeira sem precedente­s, em que muitos angolanos são obrigados a fazer um esforço incomumpar­a sobreviver­em, outros detenham biliões de dólares em bancos no estrangeir­o. "Esperemos que os cidadãos em causa procedam ao repatriame­nto do dinheiro de forma normal, para não obrigar o Estado a tomar medidas coercivas", aconselhou Lucas Ngonda, salientand­o que com a medida, João Lourenço inaugura uma nova era.

"A continuar nesta senda, a consolidaç­ão do Estado democrátic­o e de direito seguirá a bom porto", acrescento­u, para de seguida felicitar o Presidente da República pela coragem que tem tido em abordar as verdadeira­s questões do país.

Contactado por telefone, o chefe da bancada parlamenta­r da CASA-CE, André Mendes de Carvalho "Miau”, mostrou-se indisponív­el para falar, alegando que passou a manhã numa reunião e ainda não tinha tido contacto com o discurso. O presidente do PRS tinha o telefone desligado.

 ?? KINDALA MANUEL | EDIÇÕES DE NOVEMBRO ?? Lucas Ngonda felicita Presidente da República pela coragem
KINDALA MANUEL | EDIÇÕES DE NOVEMBRO Lucas Ngonda felicita Presidente da República pela coragem

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola