Jornal de Angola

EUA aceitam diálogo sem medidas prévias

-

Os Estados Unidos da América (EUA) declararam-se prontos para discutir com a Coreia do Norte sem condições prévias, apesar de continuare­m dispostos a obter por todos os meios, incluindo militares, a renúncia do Governo de Pyongyang às armas nucleares.

No momento em que o secretário de Estado (ministro das Relações Exteriores), Rex Tillerson, fazia este anúncio, que parece amenizar a posição do Governo de Washington, o Presidente norte-coreano, Kim Jong-Un, alimentou a guerra de palavras dos últimos meses, ao divulgar a sua intenção de fazer do seu país “a potência nuclear e militar mais forte do Mundo”.

O Governo norte-americano ultrapasso­u a posição de negociar com a Coreia do Norte sob a condição de o país asiático abandonar o caminho das armas nucleares. “Não é realista afirmar 'só discutimos com vocês se vierem para a mesa das negociaçõe­s dispostos a abandonar o vosso programa' nuclear”, afirmou na terça-feira Rex Tillerson, durante uma conferênci­a em Washington, capital dos EUA.

A propósito do desenvolvi­mento de mísseis interconti­nentais e armas nucleares pelo Governo de Pyongyang, respondeu que “eles já investiram muito”. “Estamos prontos a discutir desde que a Coreia queira discutir sem condições prévias”, disse Rex.

 ??  ?? MANDEL NGAN | AFP Secretário Rex Tillerson confirma diálogo aberto
MANDEL NGAN | AFP Secretário Rex Tillerson confirma diálogo aberto

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola