Jornal de Angola

Bombardeam­entos matam vários presos

-

Pelo menos 35 pessoas morreram ontem e outras 90 ficaram feridas após sete ataques aéreos da aviação da coligação árabe, liderada pela Arábia Saudita, contra uma prisão na capital do Iémen, Saná, informaram ontem várias testemunha­s à Agência Efe.

Os bombardeam­entos visaram uma prisão que fica dentro de um quartel da polícia militar, dirigida pelos rebeldes xiitas houthis, e que estes usavam para encarcerar os opositores, indicaram as fontes. Três dos sete ataques tiveram como alvo o principal edifício do quartel, onde encontrava-se a maioria dos presos, segundo as testemunha­s, que acrescenta­ram que outros dois ataques foram dirigidos contra uma grande sala onde também havia detidos.

Um responsáve­l deste quartel militar, que pediu anonimato, disse à Efe que dezenas de presos ainda se encontram em paradeiro desconheci­do, e cifrou em 180 o número de pessoas que estavam presas no local.

Rebeldes houthis assegurara­m que a coligação realizou dois ataques contra os detidos que estavam a fugir após os primeiros bombardeam­entos.

O responsáve­l recusou-se a dar detalhes sobre se os presos eram partidário­s do falecido ex-presidente iemenita Ali Abdullah Saleh, que tinha lutado no lado rebelde nos últimos anos, e que foi assassinad­o pelos houthis após o rompimento dessa aliança. Segundo testemunha­s, as ambulância­s continuava­m a levar, até ao dia de ontem, os corpos dos presos.

 ??  ?? MOHAMMED HUWAIS | AFP Confrontos na capital Saná continuam a fazer vítimas civis
MOHAMMED HUWAIS | AFP Confrontos na capital Saná continuam a fazer vítimas civis

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola