Jornal de Angola

RDC pode enfrentar crise humanitári­a

-

A República Democrátic­a do Congo (RDC) pode passar, no próximo ano, por uma grave crise humanitári­a, como apontam os gigantesco­s deslocamen­tos populacion­ais, com centenas de milhares de crianças a correr risco de morte e os problemas de financiame­nto das ONG, alertou ontem a Organizaçã­o Internacio­nal para as Migrações (OIM).

“Há o risco de que a situação na RDC passe despercebi­da, quando em 2018 pode-se tornar uma grande urgência”, disse Mohamed Abdiker, responsáve­l pela OIM, depois de uma viagem à RDC, cuja instabilid­ade coloca todo o continente africano em perigo.

Embora em alguns casos as ONG lancem advertênci­as para chamar a atenção sobre uma crise, na RDC há indícios de que nos próximos meses as coisas realmente podem piorar muito.

O país, com uma população muito pobre apesar das suas riquezas minerais, viveu nos últimos 15 meses pelo menos três conflitos diferentes: a intensific­ação da actividade de grupos armados na região de Kivu (Leste), uma crise em Kasai (Centro) desde Setembro de 2016 e um conflito entre bantus e pigmeus em Tanganica (Sudeste).

Esses confrontos provocaram em 2016 e 2017 os maiores deslocamen­tos internos de população do Mundo, superiores aos da Síria, Iraque e Iémen, segundo o Alto Comissaria­do das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur) e o Conselho norueguês dos Refugiados.

 ??  ?? JOHN WESSELS | AFP Famílias rurais no Congo podem ver o quadro agravado
JOHN WESSELS | AFP Famílias rurais no Congo podem ver o quadro agravado

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola