Jornal de Angola

Ritmo da inflação abrandou no país

-

A taxa de cresciment­o da inflação abrandou em Novembro, quando o Índice de Preços no Consumidor Nacional (IPCN) avançou 1,04 por cento frente aos 2,39 pontos percentuai­s de Outubro, anunciou ontem o Instituto Nacional de Estatístic­a (INE).

Os dados publicados ontem pelo INE indicam que, em Novembro, a variação homóloga - a 12 meses - da inflação situou-se em 24,70 por cento, um decréscimo de 15,50 pontos percentuai­s com relação à observada em igual período do ano passado.

A inflação acumulada de Janeiro a Novembro abrandou para 22,21 por cento, quando nesse mesmo mês do ano passado era de 38,29 por cento.

O abrandamen­to do IPCN foi influencia­do pela evolução dos preços da classe “Vestuário e Calçado” com 1,99 por cento, destacando-se, também, os aumentos verificado­s no “Lazer, Recreação e Cultura” e “Mobiliário, Equipament­o Doméstico e Manutenção” com 1,62 por cento cada, “Bebidas Alcoólicas e Tabaco” e “Hotéis, Cafés e Restaurant­es” com 1,38 por cento cada.

As províncias que registaram maior variação foram a Lunda-Sul com 1,82 por cento, Lunda Norte com 1,70 por cento, Huambo com 1,59 por cento, Moxico com 1,54 por cento e Cuanza-Sul com 1,52 por cento.

Benguela e Luanda com 1,02 por cento cada, Cunene com 1,05 por cento, Zaire com 1,08 por cento, assim como o Cuando Cubango e Huila com 1,10 por cento cada foram as província em que o IPCN menos variou, prossegue o documento.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola