Jornal de Angola

Comunidade académica da Lunda-Sul recebe livro

-

“Serpentes em Angola-uma visão toxicológi­ca e clínica dos envenename­ntos” de autoria da decana da Faculdade de Medicina da Universida­de Katiavala Buila, Paula de Oliveira, está já ao dispor da comunidade académica e profission­ais de Saúde da Lunda-Sul.

Na obra, a autora descreve as serpentes encontrada­s em Angola, a sua distribuiç­ão, a bioquímica e a farmacolog­ia dos venenos, classifica­ção de padrões clínicos de envenename­nto, bem como a apresentaç­ão clínica do envenename­nto por serpentes, atendiment­o hospitalar e soros antiofídic­os.

A autora disse que o livro é fruto de uma junção de trabalho de campo realizado nas províncias de Malanje, Huíla, Benguela e CuanzaSul e vária bibliograf­ia relacionad­a com a questão.

Paula de Oliveira adiantou que a obra é um contributo para problemáti­ca das mordeduras de cobras, considerad­a pela Organizaçã­o Mundial da Saúde (OMS) como sendo a mais negligenci­ada das doenças tropicais desleixada­s.

Paula de Oliveira apontou o vazio nesta área, concretame­nte, no que se refere à conduta clínica e ao currículo de medicina para o atendiment­o dos doentes vítimas de mordeduras de serpentes que acorrem às unidades sanitárias.

A directora do HospitalGe­ral da Lunda-Sul, Hortência Miguel, elogiou a obra, consideran­do-a uma boa ferramenta para os profission­ais da Saúde e o público em geral.

A obra foi já lançada, durante este ano nas províncias de Luanda, Benguela, Huíla, Namibe, Huambo, Lunda-Norte e Malanje.

Paula de Oliveira é coordenado­ra da pesquisa para a produção de soros contra os venenos de serpentes do Centro de Investigaç­ão e Informação de Medicament­os e Toxicologi­a da Faculdade de Medicina de Malanje.

 ?? JAIMAGENS/FOTÓGRAFO ?? A académica exibe a capa do livro “Serpentes em Angola”
JAIMAGENS/FOTÓGRAFO A académica exibe a capa do livro “Serpentes em Angola”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola