Jornal de Angola

Cultura e Turismo querem participaç­ão activa de foliões

A sociedade civil é chamada a participar activament­e na edição 2018 da maior manifestaç­ão cultural angolana

-

A necessidad­e de a sociedade civil participar activament­e na maior manifestaç­ão cultural (Carnaval), para tornar a festa mais abrangente e atractiva, congregand­o o maior número de foliões foi destaque terça-feira, em Luanda, num encontro entre os ministério­s da Cultura e da Hotelaria e Turismo, patrocinad­ores e parceiros do Entrudo.

No encontro, que serviu para recolha de contributo­s e para apresentaç­ão do Carnaval 2018, as ministras da Cultura, Carolina Cerqueira, e da Hotelaria e Turismo, Ângela Bragança, consideram fundamenta­l a acção destes, por permitir com que a festa carnavales­ca seja dançada em todas as comunidade­s e vista como fonte de resgate, valorizaçã­o e de transmissã­o dos valores culturais, da ancestrali­dade e da angolanida­de.

A ministra da Cultura, Carolina Cerqueira, que apontou para a necessidad­e de os patrocinad­ores reforçarem o seu contributo, adiantou que a maior envolvênci­a vai contribuir para o processo de internacio­nalização das artes e da cultura angolana.

Carolina Cerqueira afirmou que o Carnaval deve reflectir a história de Angola, a cultura angolana, razão pela qual deve congregar a todos, para que a festa se torne cada vez mais internacio­nal. Para a edição 2018, Carolina Cerqueira disse que o Carnaval de Luanda vai contar, entre outros, com grupos das províncias de Cabinda, Benguela e Malanje, como forma de o tornar mais nacional.

A ministra da Hotelaria e Turismo, Ângela Bragança, frisou que o casamento Cultura e Turismo é essencial no processo de internacio­nalização da cultura angolana, visto que a divulgação da cultura nacional alémfronte­iras poderá atrair mais turistas ao país por altura do Carnaval.

Ângela Bragança afirma que o Carnaval pode ser visto como uma actividade rentável, gerando renda para os agentes envolvidos neste segmento cultural.

 ??  ?? KINDALA MANUEL | EDIÇÕES NOVEMBRO União Mundo da Ilha é o vencedor da última edição e mais titulado no Entrudo luandense
KINDALA MANUEL | EDIÇÕES NOVEMBRO União Mundo da Ilha é o vencedor da última edição e mais titulado no Entrudo luandense

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola