Jornal de Angola

Tribunal Penal em dificuldad­e para responder com justiça

-

O Tribunal Penal Internacio­nal para a ex-Jugoslávia (TPIJ) encerra hoje a sua missão numa cerimónia em Haia ensombrada pelo recente suicídio de um réu em plena audiência e pela ausência em julgamento de outro suspeito.

No início deste mês, o Conselho de Segurança (CS) da ONU promoveu um balanço dos 24 anos de actividade desta instância judicial “ad hoc” criada a 25 de Maio de 1993 e admitiu algumas falhas.

Os participan­tes no debate concluiram que as diversas condenaçõe­s pelos graves crimes cometidos em território da antiga Jugoslávia em particular nas guerras da Croácia (1991-1995) e Bósnia-Herzegovin­a (1992-1995) - não levaram as sociedades dos Balcãs a confrontar-se com o seu passado.

Perante o CS, o procurador-geral do TPIJ, o belga Serge Brammertz, reconheceu que o tribunal não apaziguou as tensões na região.

Acontecime­ntos recentes demonstrar­am que alguns acusados de crimes de guerra continuam a ser entronizad­os nos seus países e que a ausência de guerra não significa necessaria­mente a paz.

No dia 11 decorreu em Zagreb uma homenagem ao general croata bósnio Slobodan Praljak, condenado por crimes de guerra e que se suicidou em directo no tribunal de Haia a 29 de Novembro ao lado de cinco outros acusados, quando a instância confirmava em recurso uma sentença de 20 anos de prisão.

Nessa cerimónia na capital da Croácia, comparecer­am dois ministros do Governo da Croácia, generais e deputados, avolumando o trágico desfecho na hora de encerramen­to do tribunal. Em paralelo, o primeiro-ministro conservado­r croata, Andrej Plenkovic, referia-se a uma profunda injustiça moral contra os seis croatas da Bósnia e contra o povo croata. No dia 13, o líder nacionalis­ta radical da Sérvia Vojislav Seselj desferiu outro golpe à justiça do tribunal ao não comparecer na primeira audiência.

 ??  ?? PETER DEJONG - POOL | AFP Juízes do Tribunal Penal Internacio­nal em dificuldad­e
PETER DEJONG - POOL | AFP Juízes do Tribunal Penal Internacio­nal em dificuldad­e

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola