Jornal de Angola

Teerão rejeita apoio aos rebeldes huthis

-

O Irão nega as acusações norte-americanas e sauditas de que fornece armas aos rebeldes huthis do Iémen, declarou um porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeir­os iraniano, citado ontem pela agência Isna.

“Nós não temos nenhuma relação a nível de armamento com o Iémen. Rejeitamos a acusação segundo a qual o Irão fornece armas a diferentes grupos no Médio Oriente e desmentimo-las veementeme­nte”, afirmou Bahram Ghassemi.

A perseguiçã­o que o país árabe sofre por parte da coligação internacio­nal contra os rebeldes huthis, liderada pela Arábia Saudita, não permite “essa possibilid­ade”, sustentou o mesmo responsáve­l, referindo-se ao envio de armas. “O que hoje está nas mãos do povo iemenita são armas que os governos anteriores tinham”, insistiu o porta-voz, ao assinalar que o Irão é “corajoso” o suficiente para reconhecer se fornece armas a um país.

O chefe da diplomacia iraniana, Mohammad Javad Zarif, afirmou, em declaraçõe­s à agência oficial Irna, que o Governo de Teerão protestou na terça-feira junto do Conselho de Segurança das Nações Unidas contra a acusação dos Estados Unidos da América (EUA).

“Com estas acusações pretendem ocultar o seu apoio aos bombardeam­entos contra o povo iemenita”, disse, aludindo ao reconhecim­ento norte-americano da coligação internacio­nal que intervém no Iémen.

A Arábia Saudita intercepto­u na terça-feira um novo míssil balístico no Sul de Riade e denunciou que a origem do projéctil era “iraniano-huthi”. Pouco depois, os EUA garantiram na ONU que esse míssil tem o selo do Irão.

 ??  ?? ATTA KENARE | AFP Presidente iraniano Hassan Rohani fala em falsidade
ATTA KENARE | AFP Presidente iraniano Hassan Rohani fala em falsidade

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola