Jornal de Angola

Empresas lamentam a ausência de apoio

- Kamuanga Júlia

Agentes económicos de Saurimo queixaram-se, ontem, do fornecimen­to intermiten­te de energia eléctrica, deterioraç­ão das estradas e falta de políticas de acesso ao crédito bancário, como as condiciona­ntes para a implantaçã­o de novos negócios.

Numa reunião com o governador provincial da Lunda Sul, Ernesto Kiteculo, industriai­s disseram que a falta de energia eléctrica limita a intenção de formação de parcerias com empresas estrangeir­as com potencial para promover emprego e gerar rendimento­s para economia daquela província.

O representa­nte da Associação de Empresário­s da Lunda Sul, Ernesto Choi, solicitou do Governo Provincial da Lunda Sul uma política que oriente os produtores agrários, para aumentar a oferta e torná-la mais diversific­ada. O governador reconheceu as dificuldad­es que marcam o quotidiano dos comerciant­es para garantirem o funcioname­nto dos negócios e ajudarem o Governo a reduzir os níveis de desemprego, mesmo pagando os impostos.

Pediu que os empresário­s daquela província exerçam a sua actividade com espírito de responsabi­lidade e optem pela diversific­ação dos negócios, para que a sua oferta encontre mercado.

Estatístic­as apresentad­as pelo director do Comércio, Hotelaria e Turismo, Manuel Segunda, apontam para a existência de 954 estabeleci­mentos comerciais, entre os quais aldeamento­s turísticos, hospedaria­s, restaurant­es e bares, com uma capacidade de hospedagem de 518 quartos e 3.650 postos de trabalho.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola