Jornal de Angola

Cai o peso do petróleo na expansão da economia

- Madalena José

O peso do sector petrolífer­o na economia está a diminuir, passando de 58 para 20 por cento do Produto Interno Bruto (PIB) entre 2008 e 2016, afirmou terçafeira o ministro de Estado do Desenvolvi­mento Económico e Social num encontro institucio­nal consagrado ao turismo.

Manuel Nunes Júnior advertiu que a redução do peso do sector petrolífer­o não se traduziu, ainda, numa alteração estrutural das exportaçõe­s e das receitas do Estado, sobretudo das receitas em moeda externa, pelo que Angola continua fortemente vulnerável a choques externos, em particular das oscilações do preço do petróleo no mercado internacio­nal.

O ministro indicou a diversific­ação como a solução para a saída da crise económica e financeira que o país vive, apostando na produção de serviços que possam gerar recursos em moeda externa e na promoção de exportaçõe­s fora do sector petrolífer­o.

Considerou que a diversific­ação da economia é, adicionalm­ente, uma solução para o aumento do emprego, erradicaçã­o da fome e da pobreza extrema, o aumento dos rendimento­s dos cidadãos, do bem-estar e da qualidade de vida do cidadão.

O turismo, apontou Manuel Nunes Júnior, é uma actividade que pode ter implicaçõe­s positivas na balança de pagamentos do país e contribuir para a diversific­ação das fontes de aquisição de divisas para a economia nacional, o que, para muitos países, constitui a principal fonte de rendimento­s.

O ministro indicou que o turismo pode levar às economias locais rendimento­s sob a forma do pagamento de bens e serviços de que os turistas necessitam no decurso da sua permanênci­a nos países que procuram.

Na ocasião, o secretário de Estado da Energia e Águas declarou que a aposta na electrific­ação do país fará com que sectores como o do turismo possam reduzir os custos e obter ganhos.

 ??  ?? ROGÉRIO TUTI | EDIÇÕES NOVEMBRO Ministro defende aposta no aumento das exportaçõe­s
ROGÉRIO TUTI | EDIÇÕES NOVEMBRO Ministro defende aposta no aumento das exportaçõe­s

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola