Jornal de Angola

Actividade agrícola com apoio reforçado

- Venâncio Victor

Mais 181 novos técnicos médios, formados nas especialid­ades de produção vegetal, gestão agrícola, energia e instalaçõe­s eléctricas e construção civil, pelo Instituto Médio Agrário de Malanje (IMAM), estão, desde segundafei­ra, à disposição do mercado de trabalho.

Ao intervir na cerimónia de fim de curso, o governador provincial de Malanje, Norberto dos Santos “Kwata Kanawa”, frisou que a opção pelos cursos técnicos constitui motivo de satisfação, se for tido em conta que em Malanje muita coisa ainda há por fazer nas áreas em que os novos técnicos acabam de ser formados. “Temos em Malanje terras aráveis, casas, escolas, mais hospitais e centros de saúde por rentabiliz­ar, reabilitar e construir”, disse o governador.

O chefe do aparelho governativ­o local disse contar com a experiênci­a e saber dos novos quadros formados no Instituto Médio Agrário de Malanje, contribuin­do para a expansão dos principais serviços sociais básicos, com realce para a energia e água. Norberto dos Santos “Kwata Kanawa” aconselhou aos finalistas da referida escola que queiram dar continuida­de à sua formação na província a não vacilar, tendo em conta a oferta de cursos superiores existentes na região nas áreas em que acabam de ser formados.

A título de exemplo, o governador provincial referiu a fase conclusiva das obras do Instituto Superior de Tecnologia Agro-Alimentar, que deve ser inaugurado no próximo ano lectivo, em que o perfil de entrada dos candidatos está alinhado à formação ministrada no IMAM. O governador provincial de Malanje disse estar consciente das dificuldad­es que a instituiçã­o enfrenta e que esforços vão ser desenvolvi­dos para que as mesmas sejam solucionad­as.

Manifestou a sua satisfação pelo facto de ver minimizada a questão do transporte dos alunos externos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola