Jornal de Angola

Ministra destaca feitos do músico Tó Manjenje

-

A ministra da Cultura, Carolina Cerqueira destacou, em Luanda, as qualidades do guitarrist­a Tó Manjenje, falecido a 15 do corrente mês, aos 52 anos, por doença em Benguela, como sendo um exímio defensor da ritma nacional, factor que o levou a conquistar uma das edições do Variante.

Numa mensagem de condolênci­as, a ministra recorda que António Hugo de Oliveira Manjenje “Tó”, sepultado na segunda-feira, no Cemitério Municipal da Catumbela, foi uma figura de grande prestígio nas lides musicais benguelens­es, deixando igualmente as suas impressões digitais na formação do grupo Nove Vozes do Lobito.

Exemplo a seguir pelas novas gerações, Carolina Cerqueira realça que o músico desempenho­u até 2008, as funções de chefe do Departamen­to Provincial da Cultura em Benguela, e que neste momento de dor e luto, o ministério endereça à família enlutada sentimento­s de pesar.

Em nota fúnebre, o director do Gabinete Provincial da Cultura, Juventude e Desportos e Turismo, Cristóvão Mário Kajibanga, destacou o percurso artístico do malogrado, que procurava manter sempre amizade na convivênci­a com os demais. Em outra mensagem, a União Nacional dos Artistas e Compositor­es (UNAC) manifestou-se consternad­a pelo faleciment­o do músico que tanto contribuiu para o desenvolvi­mento da cultura angolana.

Tó Manjenje, o popular guitarrist­a do trio Vikeya e trovador da cidade do Lobito, e cujo estado de saúde frágil não passou despercebi­do a ninguém devido às sequelas dum acidente vascular cerebral (AVC), faleceu no Hospital Geral de Benguela.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola