Jornal de Angola

General reformado é vice da ZANU-PF

-

O antigo chefe do Exército do Zimbabwe que liderou em Novembro a operação que culminou com a renúncia do Presidente Robert Mugabe foi nomeado vicepresid­ente do partido no poder, anunciou sábado a Presidênci­a.

O general Constantin­o Chiwenga foi nomeado “com efeito imediato” para ajudar o novo Presidente do país, Emmerson Mnangagwa, a liderar o partido ZANU-PF, afirmou o porta-voz presidenci­al, George Charamba, num comunicado.

O ex-ministro da Segurança Interna, Kembo Mohadi, também foi nomeado vice-presidente do partido. O general Chiwenga passou à reforma na sequência de um decreto presidenci­al divulgado a semana passada. Outros oficiais generais na reforma foram nomeados para integrar o Governo. Apoio das autoridade­s desde a independên­cia do país em 1980, os militares interviera­m na noite de 14 para 15 de Novembro nas ruas de Harare para denunciar a demissão por Mugabe do seu então vice-presidente Emmerson Mnangagwa. Colocado em prisão domiciliar, o ex-presidente de 93 anos renunciou uma semana depois, num processo negocial apadrinhad­o pela Igreja Católica.

O golpe militar, segundo fontes zimbabwean­as, foi para impedir a primeira-dama Grace Mugabe de suceder ao marido. Foi ela quem forçou a demissão do vice-presidente, considerad­o até então como o seu braço-direito.

Mnangagwa tomou posse como Presidente interino até as eleições programada­s para meados de 2018.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola