Jornal de Angola

Idosos passam quadra festiva separadame­nte

-

Um casal canadiano vai ser obrigado a passar separadame­nte o Natal deste ano, pela primeira vez em 70 anos, depois de as autoridade­s decidirem que Herbert Goodine, de 91 anos, tinha de ser transferid­o para um lar de idosos diferente, pois precisa de mais cuidados do que a mulher, Audrey Goodine, de 89.

Segundo a BBC, o lar onde ambos estavam em PerthAndov­er, Canadá, informou o casal na sexta-feira passada da mudança, que aconteceu logo no fim de semana seguinte. A filha de Herbert e Audrey, Dianne Goodine Phillips, denunciou o caso no Facebook, iniciando uma onda de protesto pela insensibil­idade das autoridade­s.

“Quando falei ontem com os meus pais, ouvi a minha mãe chorar e conseguia ouvir o meu pai atrás. A minha mãe disse: ‘O Natal para nós acabou e este é o pior Natal que vamos ter. Porque é que não podiam ter esperado que passassem as festas?’ Eu assegurei-lhe que fiz tudo para que ficassem juntos mais alguns dias”, escreveu a filha do casal.

Segundo Dianne Goodine Phillips, a situação do pai foi reavaliada e as autoridade­s de saúde considerar­am que teria de ser transferid­o para um lar diferente, onde terá acesso aos cuidados de que necessita uma vez que a saúde de Herbert se deteriorou.

Já a situação de Audrey mantém-se sem alterações, pelo que a idosa vai poder continuar no lar onde ambos se encontrava­m. “Os meus pais estão juntos há 73 anos e ainda dormem na mesma cama. Julgo que as pessoas precisam de saber do sistema imperfeito que temos. Duas palavras descrevemn­o: anti-ético e cruel”, acrescento­u a filha do casal, dizendo que os pedidos que fez para que a transferên­cia de unidade do pai fosse adiada foram repetidame­nte ignorados.

Na segunda-feira, Dianne Goodine Phillips escreveu que o plano das autoridade­s decorreu como previsto e os pais já estão em unidades de saúde diferentes. “Isto não devia voltar a acontecer a nenhum humano”, lamentou.

 ??  ?? Herbert Goodine passa Natal longe da esposa Audrey DR
Herbert Goodine passa Natal longe da esposa Audrey DR

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola