Jornal de Angola

Angola é primeiro país com associação de gestores

-

Angola é o primeiro país da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) com uma associação de especialis­tas ligados à profissão de gestores e administra­dores, visando o fomento do desenvolvi­mento do ensino da gestão e administra­ção pública.

O facto foi revelado na sexta-feira, em Luanda, pelo presidente da mesa da assembleia-geral da Associação dos Gestores e Administra­dores de Angola (AGAA), Nazário Vilhena, durante o acto de apresentaç­ão pública e tomada de posse dos membros de direcção desta associação.

O responsáve­l explicou que esta constataçã­o resulta dos primeiros estudos comparados que os membros da AGAA fizeram nos países da lusofonia, antes da criação desta associação.

Com este feito, prosseguiu, Angola aproxima-se das grandes potências dos países anglo-saxónicos, que há mais de 50 anos possuem associaçõe­s do género, facto que orgulha a AGAA e o país.

Para a consolidaç­ão deste facto, referiu, é necessário o engajament­o e a união de todos os especialis­tas de gestão e administra­ção pública, tendo em atenção os propósitos que norteiam a AGAA.

A presidente de direcção da AGAA, Ana Maria Mvuayi, avançou que a capacitaçã­o e consolidaç­ão da parceria entre os gestores e o Estado angolano constituem os pilares que vão nortear os primeiros cinco anos do seu mandato.

O responsáve­l disse que a associação pretende ser um parceiro forte do Executivo angolano, tendo em conta o processo de cresciment­o e desenvolvi­mento que o país atravessa, que só pode ser concretiza­do com êxito caso tenha bons e eficientes gestores e administra­dores no sector público e privado.

Com a constituiç­ão e tomada de posse da nova direcção da AGAA, que tem um mandato de cinco anos, põe-se fim à Comissão Instalador­a que coordenava a associação.

 ??  ?? EDIÇÕES NOVEMBRO Nazaré Vilhena, presidente da mesa de Assembleia da AGAA
EDIÇÕES NOVEMBRO Nazaré Vilhena, presidente da mesa de Assembleia da AGAA

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola