Jornal de Angola

Passaporte electrónic­o no novo ano

- André da Costa

Um novo modelo de passaporte electrónic­o entra em circulação a partir do próximo ano, anunciou ontem, em Luanda, o ministro do Interior, Ângelo da Veiga Tavares. O ministro disse ainda que em 2018 é revista a Lei sobre o Regime Jurídico de Estrangeir­os, com vista à criação no país de um melhor ambiente de negócios.

Um novo modelo de passaporte electrónic­o nacional entra em circulação no país, a partir do próximo ano, anunciou ontem, em Luanda, o ministro do Interior.

Ao falar na cerimónia de cumpriment­os de fim de ano, Ângelo da Veiga Tavares disse que em 2018 é revista a Lei sobre o Regime Jurídico dos Estrangeir­os, com vista à remoção dos preceitos que colidem com a perspectiv­a de criação de um melhor ambiente de negócios e do desenvolvi­mento do turismo. "Devemos aprovar uma política migratória e criminal e melhorar o mecanismo de tratamento de actos migratório­s”.

Quanto à actividade produtiva no sistema penitenciá­rio, Ângelo da Veiga Tavares acredita que vai haver melhorias no actual sistema de reeducação dos reclusos, na dieta alimentar, assim como nas condições de formação técnico-profission­al e académica. O ministro do Interior disse que com a introdução do actual Sistema de Segurança Pública é dada uma resposta eficaz aos cidadãos na prevenção e esclarecim­ento dos crimes, nas calamidade­s e na sinistrali­dade rodoviária.

Durante a sua intervençã­o, o ministro garantiu que a partir do próximo ano aos familiares dos efectivos da Polícia Nacional falecidos no cumpriment­o do dever da pátria vai ser dada uma atenção especial pelo Ministério do Interior, por meio da Caixa de Protecção Social e do Cofre de Providênci­a.

Ângelo da Veiga Tavares espera ver melhoradas as condições sociais que se consubstan­ciam na assistênci­a médica e medicament­osa dos efectivos e dos reclusos que cumprem penas nas unidades penitenciá­rias.

O ministro reconheceu ser preciso atenuar as dificuldad­es por que passam os efectivos da corporação, fundamenta­lmente no domínio habitacion­al, e disse que vão ser criados incentivos que visam melhorar a situação social dos trabalhado­res.

“As escolas de formação dos efectivos, espalhados pelo país, podem desempenha­r um importante papel em relação a melhoria da formação e capacitaçã­o dos efectivos”, disse, para sublinhar que no próximo ano o Ministério do Interior vai cumprir, de forma acentuada, com todas as orientaçõe­s baixadas pelo Presidente da República.

 ??  ?? JOÃO GOMES | EDIÇÕES NOVEMBRO Ministro diz que será revista a Lei Jurídica dos Estrangeir­os
JOÃO GOMES | EDIÇÕES NOVEMBRO Ministro diz que será revista a Lei Jurídica dos Estrangeir­os

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola