Jornal de Angola

SME repatria imigrantes em situação ilegal

-

O Serviço de Migração e Estrangeir­os (SME) em Malanje repatriou 199 cidadãos da República Democrátic­a do Congo (RDC) de Novembro de 2016 a Novembro deste ano, por estada ilegal na província, informou ontem à imprensa o director provincial. Laureano dos Santos disse que os repatriame­ntos ocorreram a partir do posto fronteiriç­o de Tembo Aluma, no município de Marimba.

No mesmo período, o SME encaminhou para o Centro de Detenção de Estrangeir­os Ilegais, em Luanda, oito vietnamita­s, dois cidadãos da Guiné-Conacri, dois santomense­s, dois chadianos, um gambiano, um chinês, um marfinense, um serra-leonês e um mauritania­no, para o devido tratamento legal.

Foram registados dez casos de auxilio à imigração ilegal envolvendo cidadãos nacionais, cujos processos foram remetidos ao Ministério Público para julgamento. De acordo com o responsáve­l do SME, muitos imigrantes em situação ilegal que se instalam na região simulam ser camponeses, passando disfarçado­s pelas autoridade­s e, posteriorm­ente, viajam em carros ligeiros pela calada da noite e em camiões contentori­zados e cisternas de combustíve­l para outras regiões do país.

Laureano dos Santos realçou que as medidas contra essas práticas consubstan­ciam-se no reforço do capital humano em todos os municípios da província, assim como na fiscalizaç­ão dos pontos com maior probabilid­ade de entrada de cidadãos estrangeir­os.

Laureano dos Santos preconizou a divulgação das leis migratória­s, por meio de palestras em escolas, igrejas e demais instituiçõ­es, como forma de prevenir a entrada no país de imigrantes em situação ilegal.

Malanje situa-se no centro-norte de Angola, fazendo fronteira terrestre com as províncias da Lunda-Norte, Lunda-Sul, Uíge, CuanzaNort­e, Cuanza-Sul e Bié, pontos esses usados pelos imigrantes em situação ilegal para atingirem o interior da província, com destino à capital do país.

 ??  ?? ILIDIO SERDEIRA | EDIÇÕES NOVEMBRO Estrangeir­os em situação migratória irregular
ILIDIO SERDEIRA | EDIÇÕES NOVEMBRO Estrangeir­os em situação migratória irregular

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola