Jornal de Angola

Efectivo da Polícia Fiscal inviabiliz­a contraband­o

-

A Polícia Fiscal apreendeu, na semana passada, 1,4 milhões de kwanzas na fronteira de Santa Clara, com sete transgress­ões cambiais registadas, anunciou, domingo, o porta-voz do Comando Provincial da Polícia Nacional no Cunene.

O intendente Nicolau Tuvecalela indicou que o valor foi apreendido em operações de carácter permanente destinadas a evitar o transporte de avultadas somas monetárias para o exterior do país e notou ser frequente a saída de moeda nacional para pagar a importação de bens e serviços, sem que se observem as regras de transferên­cia de valores instituída­s, o que constitui fuga de capitais.

O oficial revelou que, no período em causa, a Polícia Fiscal registou igualmente cinco transgress­ões ficais e cinco de contraband­o de importação, que permitiu a apreensão de cinco viaturas, 63 telemóveis e 40 cartuchos de armas de caça.

No âmbito da protecção da fronteira comum, adiantou, a Polícia registou 18 violações, mais cinco que no período anterior, ocorridas nos postos de guarda fronteira número 5,16,1 e 22.

As violações foram protagoniz­adas por 39 nacionais que foram postos em liberdade depois do registo e um namibiano que encaminhad­o o Serviço de Migração e Estrangeir­os.

Na semana precedente, a Polícia Fiscal apreendeu 724.150 kwanzas, 23 telemóveis, 160 cartuchos de arma de caça e 44 caixas de ampolas gentamicin­a, em operações realizadas no Posto Fronteiriç­o de Santa Clara para travar o contraband­o.

Naquele período, foram registadas 12 infracções aduaneiras na Esquadra Fiscal de Santa-Clara e Posto do Calueque, por contraband­o de importação.

A província do Cunene partilha 460 quilómetro­s de fronteira com a República da Namíbia, 340 dos quais terrestre e 120 fluvial.

 ??  ?? DOMBELE BERNARDO |EDIÇÕES NOVEMBRO Posto aduaneiro com bom registo na detecção de contraband­o
DOMBELE BERNARDO |EDIÇÕES NOVEMBRO Posto aduaneiro com bom registo na detecção de contraband­o

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola