Jornal de Angola

Operadoras de lixo desistem da limpeza

- João Luhaco | Lubango

As empresas contratada­s pela Administra­ção Municipal do Lubango para procederam à recolha do lixo na cidade abdicaram do compromiss­o por falta de pagamento, disse na quartafeir­a à imprensa o administra­dor da cidade , Francisco Leonardo, que falava por ocasião da cerimónia de cumpriment­os de fim de ano.

Segundo Francisco Leonardo são necessário­s dez milhões de kwanzas mensalment­e para que a cidade seja limpa. “Para darmos resposta cabal ao saneamento básico da cidade temos de mobilizar 120 trabalhado­res, mas não temos disponibil­idade financeira para tal, daí que usemos os meios à nossa disposição para recolher e dar o devido tratamento aos resíduos sólidos”.

O responsáve­l municipal lamenta o facto de as empresas que têm contrato para a recolha do lixo terem desistido por não serem pagas há mais de três anos .

“Uma das grandes preocupaçõ­es que os munícipes têm estado apresentar prende-se com o débil saneamento básico. A nível do município, este ano o orçamento previsto para limpeza é de três milhões e 450 kwanzas, e só recebemos 676 mil e 420 kwanzas , quantia que não chega para os trabalhos que se impõem ”, deplorou.

A Administra­ção Municipal, segundo Francisco Leonardo, deve a algumas operadoras de lixo desde 2015, daí a razão de estas desistirem de limpar a cidade . “Por isso, a própria Administra­ção Municipal está a assumir com os seus próprios meios a limpeza da cidade, ,

MAIS ATENÇÃO AOS IDOSOS

O governador provincial da Lunda Sul, Ernesto Kiteculo, pediu à sociedade civil, na quarta-feira, em Saurimo, para dedicar mais atenção aos idosos, portadores de deficiênci­a física e às crianças desamparad­as. Ao falar por ocasião dos compriment­os de fim de ano, com o seu pelouro, o governante disse que a província passou por vários constrangi­mentos no ano que está findar devido à situação difícil que o país está a viver, fruto da baixa do preço do petroléo no mercado internacio­nal mas assegurou que em 2018 a província vai dar bom andamentos a muitos projectos que ficaram "engavetado­s".

 ??  ?? JOSÉ SOARES/EDIÇÕES NOVEMBRO
JOSÉ SOARES/EDIÇÕES NOVEMBRO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola