Jornal de Angola

Terceira edição do Fenacult acontece em 2020

-

A realização da terceira edição do Festival Nacional de Cultura (Fenacult), que passou a ter uma periodicid­ade de cinco anos, ao invés de quatro, também é parte das prioridade­s e vai ser integrado no programa das comemoraçõ­es dos aniversári­os quinquenai­s da Independên­cia Nacional.

A alteração da periodicid­ade deve contribuir para a racionaliz­ação dos recursos humanos, financeiro­s e técnicos, transforma­ndo-o numa marca de manifestaç­ão artística cultural essencial para o fortalecim­ento da unidade nacional, na diversidad­e cultural. Este ano, com vista o fortalecim­ento da internacio­nalização da cultura nacional, Angola participa, em Março, na cidade de Joanesburg­o, África do Sul, num encontro sobre a importânci­a da edificação de um memorial sobre a luta contra o Apartheid e a libertação da África, num projecto que procura resgatar a história e a memória sobre os processos de libertação dos povos da África Austral.

Angola participam em Abril deste ano, pela primeira vez, no “Conacri, capital mundial do livro em 2017”, um festival cultural anual promovido pela Organizaçã­o das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), que decorre de 23 de Abril de 2017 a 22 de Abril de 2018.

Em Conacri, Angola vai participar na iniciativa que reúne escritores de 50 países convidados, cujas actividade­s vão acontecer nas datas comemorati­vas das suas independên­cias. O dia de Angola deveria ser comemorado a 11 de Novembro último, mas devido a situações de força maior, o país deve celebrar o seu dia no evento a 4 de Abril, dia da Paz em Angola.

Embora seja um actividade focada para a promoção literatura, o objectivo é também promover outras expressões e manifestaç­ões artísticas como as artes plásticas, dança, música, artesanato, moda e a culinária africana.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola