Jornal de Angola

“Retrato de uma vida” nas bancas de Benguela

-

Os leitores da província de Benguela ganharam, na sexta-feira, a obra literária “Retrato de uma vida”, de autoria de José Oliveira António Cassule.

Com 131 páginas, prefácio de Alexandre Silivondel­a, o livro retrata a maneira como um jovem, de forma secreta, mantém um relacionam­ento amoroso com duas mulheres.

De acordo com o autor, essa realidade tem sido motivo de constrangi­mentos em diversos relacionam­entos.

O autor revelou que dedicase à actividade literária desde 2007, sendo esta a sua primeira obra, lançada no Salão Nobre da Administra­ção Municipal do Lobito, e teve o apoio da Associação Literária e Cultural de Angola (ALCA).

O autor nasceu na aldeia de Cacuso, província de Malanje. É licenciado em Psicologia pela Universida­de Agostinho Neto, e mestre em Psicologia Clínica e da Saúde, pelo Instituto Superior de Ciência da Saúde do Porto, em Portugal.

Doação de livros

A Associação Literária e Cultural de Angola doou 250 livros de diversos títulos infantis ao Lar 16 de Junho, no município do Lobito.

De acordo com Efraim Chinguto, coordenado­r geral da associação, a actividade visou dar cumpriment­o ao plano de acções de 2017, e perspectiv­ar as actividade­s para o ano 2018.

Acrescento­u que um dos grandes desafios da ALCA é promover os valores culturais da província por meio da literatura, e da investigaç­ão.

Irmão Lopes lança disco

O cantor “Irmão Lopes” lançou, no domingo, no Lobito, província de Benguela, o seu primeiro disco, “Tehelelei Nawa Ondakei Ya Hukw”, que significa “oiçam bem esta palavra de Deus”, na língua nacional nyaneka.

O disco comporta 10 faixas musicais interpreta­das em português, umbundu e nyaneka.

“Vamos enaltecer”, “Ene amanu tuvotoki”, “O valor do homem”, “Onue tehelelei nawa”, “Tulunguki”, “O ódio é destruidor” e “O álcool”, são algumas das músicas que fazem parte do CD.

O disco teve a participaç­ão do guitarrist­a Basse, do pianista José Torres, e vozes de Agostinho Hossi e a Irmã Ana Kativa. O CD foi produzido pela Reacho Produções Presente, da província da Huíla.

Irmão Lopes é pseudónimo de Frederico Dumbo Lopes, nascido no Lubango no dia 10 de Setembro de 1990.

 ??  ?? SANTOS PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO Leitores do Lobito têm mais um romance para leitura
SANTOS PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO Leitores do Lobito têm mais um romance para leitura

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola