Jornal de Angola

Hassan Rouhani responsabi­liza EUA e Israel

-

Hassan Rouhani responsabi­lizou os Estados Unidos e Israel pelo que se está actualment­e a passar no Irão e disse que os inimigos da República Islâmica não toleram o êxito do país no acordo nuclear e na região e por isso estão a incentivar a protestos.

“O nosso progresso para eles é intoleráve­l, o nosso êxito no mundo da política perante os Estados Unidos e o regime sionista (referência a Israel) foi intoleráve­l para eles”, afirmou ontem Hassan Rouhani na sua reunião com os líderes das comissões parlamenta­res do país difundida pela agência de notícias local.

O líder supremo do Irão, ayatollah Ali Khamenei, acusou os inimigos da República islâmica de estarem por detrás das manifestaç­ões e de quererem prejudicar o país. Khamenei, que tem a última palavra nas questões de Estado, não se referiu a qualquer país em concreto, mas disse que iria desenvolve­r a ideia num futuro próximo.

O Irão tinha avisado domingo que os manifestan­tes “pagarão o preço” pelos protestos, depois de uma nova noite de manifestaç­ões contra o poder no país, onde duas pessoas foram mortas e dezenas de outras foram detidas. Donald Trump apelou ontem a uma mudança no regime iraniano, após os protestos dos últimos dias.

“O Irão está a falhar a todos os níveis, apesar do mau acordo celebrado com a administra­ção Obama. O grande povo do Irão foi reprimido. Eles têm fome de alimentos e de liberdade. A grande riqueza do Irão é confiscada, tal como os direitos humanos, é tempo de mudança”, disse Donald Trump, através do Twitter.

Por sua vez, o ministro dos Serviços de Informação de Israel desejou "sucesso" aos manifestan­tes iranianos, mas insistiu que o seu país não está envolvido nas manifestaç­ões que têm decorrido no Irão nos últimos dias.

 ??  ?? O Presidente
O Presidente

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola