Jornal de Angola

Palestinos exortados a cumprir os acordos

-

O Egipto exortou o partido nacionalis­ta palestino Fatah e o movimento Hamas a executarem de forma séria o acordo de reconcilia­ção assinado em Outubro no Cairo.

Fontes palestinas disseram à agência Efe que os Serviços de Inteligênc­ia do Egipto, que actua como mediador da reaproxima­ção entre os dois grupos, registou “infracções” do pacto por ambas as partes.

No entanto, o Fatah e a Autoridade Nacional Palestina (ANP) foram responsabi­lizados em maior medida pelo atraso na aplicação do acordo.

Segundo as fontes ouvidas pela Efe, uma delegação dos Serviços de Inteligênc­ia do Egipto que estava em Gaza deixou a região no início de Dezembro, ao condiciona­r o retorno a que ambas as partes mostrem seriedade para resolver os assuntos pendentes. As fontes indicaram que os mediadores egípcios mostraram-se insatisfei­tos com o facto de o governo de unidade nacional, liderado pelo primeiro-ministro palestino, Rami Hamala, ainda não ter assumido o poder em Gaza, o que deveria ter ocorrido no passado dia 10 de Dezembro.

Desde o fim de Novembro foram registados incidentes e desavenças que atrasaram a transferên­cia de poderes na Faixa de Gaza, controlada até então pelo Hamas. Os grupos trocaram acusações sobre os motivos do atraso.

A semana passada, uma delegação do Fatah foi ao Cairo para discutir os obstáculos da aplicação do acordo, mas o Hamas não enviou representa­ntes para a reunião, como estava previsto. Em Outubro, o Hamas aceitou ceder o controlo de Gaza para um governo de unidade nacional depois de dominar a região por dez anos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola