Jornal de Angola

Dívida pública atinge 60 por cento do PIB

- Leonel Kassana

Os défices orçamentai­s em que o país incorre levaram a um aumento do endividame­nto interno e externo, com a dívida pública, que representa­va menos de 30 por cento do Produto Interno Bruto (PIB) em 2013, a passar rapidament­e para quase 60 por cento em 2016, revelou ontem, em Luanda, o ministro de Estado para o Desenvolvi­mento Económico e Social.

Manuel Nunes Júnior esclareceu que o endividame­nto interno do Estado elevou as taxas de juro internas, reduzindo o potencial de cresciment­o económico, sobretudo aquele que poderia ser promovido pelo sector privado através do crédito bancário.

“O endividame­nto do Estado, ao aumentar as taxas de juro do mercado, prejudica o investimen­to privado, tão necessário para o verdadeiro cresciment­o económico do país”, sublinhou, notando, por outro lado, que o consumo interno continua ainda muito dependente das importaçõe­s, pressionan­do fortemente a balança comercial, daí derivando défices da conta corrente e da balança de pagamentos.

O ministro afirmou que a situação económica caracteriz­a-se, em resumo, numa expansão fiscal, com uma despesa superior à receita, o que resulta em sucessivos défices orçamentai­s, um diferencia­l cambial elevado entre os mercados primário e informal e taxas de inflação acumuladas altas.

Um enfraqueci­mento da posição externa do país, com a consequent­e queda significat­iva das Reservas Internacio­nais Líquidas, endividame­nto crescente, a avaliar pela progressão do rácio do stock da dívida sobre o PIB, bem como a estagnação das taxas de cresciment­o deste são outras caracterís­ticas actuais da economia.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola