Jornal de Angola

Rui Ferreira concorre ao Tribunal Supremo

-

O ex-presidente do Tribunal Constituci­onal Rui Ferreira está entre os candidatos ao concurso público curricular para o preenchime­nto de cinco lugares de juízes conselheir­os do Tribunal Supremo.

A lista provisória publicada pelo Conselho Superior da Magistratu­ra Judicial, órgão que propõe a nomeação dos juízes conselheir­os, inclui vários magistrado­s judiciais e do Ministério Público e juristas não magistrado­s, tais como os actuais presidente­s dos Tribunais Provinciai­s de Luanda, João Pedro Kinkani Fuantóni, do Uíge, Jorge Pindi, do Lobito, Francisco Bernardo e do Namibe, Armando do Amaral Gourgel, num total de 34 candidatos. O concurso foi aberto em Novembro último, em paralelo com outro para o preenchime­nto também de cinco vagas de juízes conselheir­os do Tribunal de Contas. Para o Tribunal Supremo, o júri é presidido pelo juiz conselheir­o Aniceto da Costa Aragão. O juiz conselheir­o Augusto da Costa Carneiro preside o júri do concurso para o Tribunal de Contas.

Podem concorrer para juiz conselheir­o no Tribunal Supremo juízes de Direito que o sejam há pelo menos dez anos, magistrado­s do Ministério Público junto do Tribunal Provincial, há pelos menos 13 anos, procurador geral, vice-procurador geral ou procurador geral adjunto da República.

Para o Supremo podem ainda concorrer advogados com um mínimo de 13 anos de experiênci­a certificad­a pela Ordem dos Advogados, docentes universitá­rios da classe dos professore­s de Direito e juristas de mérito.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola