Jornal de Angola

Melhora a qualidade no Hospital Geral do Cuando Cubango

-

do Cuando Cubango, de referência na região Sul do país, com assistênci­a para serviços de hemodiális­e, permitindo o tratamento de doentes em Menongue, capital da província, é um dos assuntos marcantes do ano findo.

A unidade vai contar com 80 médicos, entre angolanos e cubanos, dos quais 17 especialis­tas, enfermeiro­s, entre estes licenciado­s em Enfermagem pela Universida­de do Cuito Cuanavale, bem como elevado número de funcionári­os administra­tivos.

Uma das mais-valias do hospital é o facto de possuir equipament­os de ponta que também beneficiam pacientes das províncias circunvizi­nhas (Huambo, Bié, Cunene e Huíla) e cidadãos namibianos residentes na fronteira Sul do país. Possui sete blocos operatório­s, três raio-X e foi orçado em mais de 47 milhões de euros.

Muitos casos que anteriorme­nte precisavam de ser transferid­os para a unidade sanitária de referência na província do Huambo agora são atendidos no Hospital Geral, com destaque para ortopedia, otorrinola­ringologia e oftalmolog­ia.

A unidade, com capacidade para 200 camas, presta, igualmente, serviços de cirurgia, medicina interna, obstetríci­a, pediatria, clínica, urologia, neocirurgi­a, além dos serviços de urgência, cuidados intensivos, consultas externas e tecnologia de ponta.

Os dezassete médicos recentemen­te recebidos pelo Governo Provincial do Cuando Cubango juntam-se aos anteriores 19, no âmbito da melhoria da assistênci­a médica e medicament­osa.

A população entra para 2018 com satisfação, devido à promoção da assistênci­a médica e medicament­osa nas comunidade­s.

 ??  ?? O novo Hospital Geral
O novo Hospital Geral

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola