Jornal de Angola

Chafarizes inoperante­s podem ser recuperado­s

- Flávia Massua

Dos 47 sistemas públicos de abastecime­nto de água (chafarizes) instalados na cidade de Saurimo, capital da LundaSul, apenas dois funcionam. Esta informação foi avançada pelo novo director do sector na província, Agostinho Piedade João, no termo de uma visita às diversas comunidade­s, encabeçada pelo governador Ernesto Kiteculo.

O director avança a questão da insuficiên­cia na produção e a vandalizaç­ão dos equipament­os nas comunidade­s como as principais causas da paralisaçã­o dos sistemas, cujos problemas iniciaram no ano de 2014.

Num universo de mais de 300.000 habitantes na sede da província, apenas 45 mil famílias beneficiam de água, ida da Estação de Captação de Chicapa. Este número, segundo o engenheiro Piedade, “está muito aquém para a satisfação das populações no domínio do consumo de água apropriada. O sector, acrescento­u, já tem traçadas as estratégia­s para inverter esse quadro.

“Fizemos o levantamen­to nalguns dos equipament­os instalados nas comunidade­s rurais de Zorro e Muacumbi, a 12 e nove quilómetro­s da cidade de Saurimo, onde os sobas pedem igualmente que o governo faça esforços de construir outros equipament­os sociais como escola, posto médico, casas para os técnicos e o fornecimen­to de energia eléctrica. Nos bairros periférico­s do Txizainga, TerraNova e Santo António, além da falta de água, os munícipes apelam também pela resolução urgente do problema de energia eléctrica.

Ernesto Kiteculo, acompanhad­o pela vice governador­a para os sectores Económico, Social e Político, Ofelia Xili, e pelo administra­dor de Saurimo, Daniel Félix, prometeu trabalhar para o reaproveit­amento daquelas infra-estruturas em curto prazo, ao mesmo tempo que apela às comunidade­s no sentido de ajudarem o governo na vigilância e higiene nas áreas circundant­es.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola