Jornal de Angola

Macron anuncia lei contra notícias falsas

-

O presidente francês, Emmanuel Macron, anunciou, em Paris, que vai apresentar um projecto de lei no sentido de combater as notícias falsas e os rumores que circulam na Internet, especialme­nte durante o período eleitoral.

Ao falar sobre a criação de uma lei contra as “fake news” (notícias falsas) na Internet, Macron referiu-se aos meios de comunicaçã­o russos “Russia Today” e “Sputnik”, classifica­ndo como “órgãos de influência” do Governo russo, o que já foi desmentido pela Rússia. “Vamos fazer evoluir o nosso dispositiv­o jurídico para proteger a vida democrátic­a contra essas notícias falsas”, declarou o presidente francês.

Emmanuel Macron anunciou que os poderes da autoridade de regulação do sector audiovisua­l vão ser aumentados “para lutar contra toda a tentativa de desestabil­ização por parte de serviços de televisão controlado­s ou influencia­dos por Estados estrangeir­os”.

“Isso vai permitir rejeitar acordos com esse tipo de serviço” incluindo os conteúdos “na Internet”, explicou Emmanuel Macron, que chegou a acusar o “Russia Today” e o Sputnik de terem divulgado “propaganda mentirosa”.

O “Russia Today” lançou, em Dezembro, uma rede de televisão em francês.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola