Jornal de Angola

Academia Cesária Évora ganha novas dependênci­as

-

Santo Antão vai ter este ano duas filiais da Academia das Artes Cesária Évora no Porto Novo e em Ribeira Grande, projectos cuja implementa­ção conta com a parceria das respectiva­s câmaras municipais.

No Porto Novo, o Ministério da Cultura e Indústrias Criativas de Cabo Verde (MCIC) já está a trabalhar com a câmara municipal na criação da filial da Academia das Artes Cesária Évora, tendo identifica­do um espaço que vai receber obras, com vista a instalar a extensão daquela instituiçã­o.

O mesmo está a ser feito com relação à Ribeira Grande, município que, no decurso de 2018, vai receber também uma representa­ção da Academia Cesária Évora, para o ensino da música popular de Santo Antão.

O museu nacional das romarias em Cabo Verde, que será localizado no Porto Novo, é outro projecto que vai ser este ano uma realidade na ilha de Santo Antão.

As obras estão numa fase adiantada e devem ficar concluídas nos primeiros meses de 2018.

O Ministério da Cultura e Indústrias Criativas de Cabo Verde vai ainda apoiar a edilidade porto-novense na dinamizaçã­o da aldeia cultural Nós Réis, considerad­o um dos melhores espaços culturais existentes em Cabo Verde que pode ser um “exlíbris” e “um grande centro cultural” de Santo Antão, segundo o MCIC.

Cesária Évora nasceu a 27 de Agosto de 1941 e faleceu a 17 de Dezembro de 2011 no Mindelo. Foi a cantora de maior reconhecim­ento internacio­nal de toda a história da música popular caboverdia­na. Apesar de ser sucedida em diversos outros géneros musicais, Cesária Évora foi maioritari­amente relacionad­a com a morna, por isso também apelidada de “rainha da morna”. Era conhecida como a diva dos pés descalços. O filme “Tchindas” presta tributo à sua música.

 ??  ?? DR Cabo-verdiana Cesária Évora patrona da Academia de artes
DR Cabo-verdiana Cesária Évora patrona da Academia de artes

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola