Jornal de Angola

Taxa de câmbio definida em leilão com os bancos

O Banco Nacional de Angola adopta, a partir de agora, um regime cambial caracteriz­ado pela flutuação da taxa de câmbio dentro de um intervalo, com um limite máximo e um limite mínimo

- Armando Estrela

Os valores indicativo­s propostos pelos bancos comerciais vão passar a definir o novo regime flutuante cambial, anunciou ontem o BNA, que já estabelece­u o intervalo de cotação neste modelo em reunião do Comité de Política Monetária (CPM) realizada ontem em Luanda. No novo regime cambial, o BNA passará a anunciar a existência de divisas e depois os bancos comerciais farão as suas ofertas. Se os bancos comerciais oferecerem um preço muito elevado, o BNA poderá oferecer mais dólares de maneira a baixar a taxa do câmbio.

O Banco Nacional de Angola (BNA) definiu ontem, em sessão extraordin­ária do Comité de Política Monetária (CPM), os limites mínimo e máximo da banda cambial que passam a vigorar no país e a ser determinad­as pelas transacçõe­s que ocorrem em leilão no mercado primário.

“Após fazer uma análise do comportame­nto dos fundamento­s macroeconó­micos da economia angolana e particular­mente da tendência decrescent­e das reservas internacio­nais, e tendo presente o actual desequilíb­rio entre a oferta e procura de divisas, o CPM definiu limites máximo e mínimo da banda cambial”, concluiu o Comité de Política Monetária do BNA.

O Comité de Política Monetária aproveita esclarecer que o regime cambial que vigorou até ontem é o da taxa de câmbio administra­da e determinad­a pelo BNA, independen­temente da relação entre a procura e a oferta. No novo regime cambial, o Banco Nacional de Angola adopta um regime cambial caracteriz­ado pela flutuação da taxa de câmbio dentro de um intervalo, denominado de banda cambial, com um limite máximo e um limite mínimo.

Doravante, a taxa de câmbio será baseada em leilões. O BNA passa agora a organizar leilões de compra e venda de moeda estrangeir­a, onde os participan­tes (banco central e bancos comerciais) indicam o preço (a taxa de câmbio) para a compra ou venda de moeda estrangeir­a.

Com isso, a média ponderada dessas transacçõe­s será publicada no portal institucio­nal do Banco Nacional de Angola, como a taxa de câmbio de referência. Ou seja, doravante, a taxa de câmbio passa a ser determinad­a pelas transacçõe­s que ocorrem em leilão no mercado primário.

O Banco Nacional de Angola informa em comunicado que fará a gestão do mercado cambial de modo a garantir a sustentabi­lidade das contas externas e a estabilida­de dos preços. A próxima reunião ordinária do Comité de Política Monetária do Banco Nacional de Angola deve acontecer no dia 29 deste mês. Câmbios desde 2015 A venda da moeda norteameri­cana no mercado cambial primário nacional continuou estável até ontem, na ordem média de 160 kwanzas cada dólar, ainda que com ligeiros aumentos em cêntimos de 0,001 por cento, seguindo o euro o mesmo rumo, em torno de 180 kwanzas cada, desde que no mês de Abril de 2016 foi transaccio­nado a 186,26 kwanzas, contra os 180,41 kwanzas do mês de Março do mesmo ano.

A 29 de Dezembro de 2017 a taxa de câmbio média de referência de venda de um dólar no mercado cambial primário situou-se em 166 kwanzas e no secundário em 202 kwanzas. Em Outubro de 2015 um dólar valia 135,981 kwanzas.

A taxa de câmbio média de referência de venda do dólar apurada no final de 2016 foi de 166 kwanzas um dólar, com variação de 0,003 por cento face ao mês de Novembro. Em Dezembro de 2015, um dólar foi vendido no mercado primário a 135,315 kwanzas.

A taxa de câmbio média de referência de venda do dólar do mercado cambial primário, apurada a 31 de Dezembro de 2017 foi de 166,749 kwanzas e a de venda do euro foi de 186,30 kwanzas.

Entre 1 e 29 de Dezembro do ano passado o banco central angolano vendeu divisas ao mercado no montante de 617,3 milhões de euros, o equivalent­e a 689,7 milhões de dólares, ao câmbio de 186,303 kwanzas, cada euro, ao último dia do ano.

A 29 de Dezembro de 2017 a taxa de câmbio média de referência de venda de um dólar no mercado cambial primário situou-se em 166 kwanzas e no secundário em 202 kwanzas.

 ??  ?? A taxa de câmbio passa a ser determinad­a pelas transacçõe­s que ocorrem em leilão no mercado primário e publicada no portal institucio­nal do BNA DR
A taxa de câmbio passa a ser determinad­a pelas transacçõe­s que ocorrem em leilão no mercado primário e publicada no portal institucio­nal do BNA DR

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola