Jornal de Angola

Sobreviven­tes solicitam bairro social e memorial

- Luisa Victoriano

A Associação "4 de Janeiro", da Baixa de Cassanje, reiterou o pedido de construção de um bairro social e do memorial em homenagem aos mártires da repressão colonial de 1961, em que milhares de camponeses perderam a vida por reivindica­r contra o preço do algodão na então companhia belga Cotonang.

A solicitaçã­o foi manifestad­a ontem, pelo representa­nte da associação, Jesus dos Santos Alfredo, no acto do Dia dos Mártires da Repressão Colonial.

Os sobreviven­tes da Baixa de Kassanje solicitara­m também duas estátuas em homenagem aos sobas Nzage Longo, Teka Dia-Kinda e Ngola Kiluanji, para honrar os heróis daquela circunscri­ção. Pediram ainda a reabilitaç­ão das estradas que ligam o município do Quela a outras localidade­s, bem como a criação de infra-estruturas industriai­s para garantir o desenvolvi­mento da região.

Ao Executivo, os sobreviven­tes da Baixa de Kassanje pediram a reposição do 4 de Janeiro como feriado nacional.

Discursand­o no acto, o vice-governador de Malanje para a área Económica, Política e Social, Domingos Eduardo, declarou que o patriotism­o e o espírito de coragem dos heróis da Baixa de Kassanje devem continuar a servir como fonte de inspiração dos angolanos, sobretudo, entre os jovens.

Domingos Eduardo lembrou que o 4 de Janeiro visa homenagear todos os angolanos que lutaram contra repressão colonial e os maus tratos contra os camponeses da região da Baixa de Cassanje.

O vice-governador de Malanje disse que a sublevação das populações contra a ocupação e exploração colonial constitui um marco histórico que culminou com a independên­cia nacional, a 11 de Novembro de 1975. “O massacre da Baixa de Kassanje foi um acontecime­nto que despertou a consciênci­a patriótica dos angolanos", afirmou o vice-governador.

“Os acontecime­ntos da Baixa de Kassange tiveram repercussã­o nacional e internacio­nal. Por outro lado, influencio­u o espírito de resistênci­a no país e no continente africano”, frisou.

 ??  ?? EDMUNDO EUCILIO | EDIÇÕES NOVEMBRO Actividade­s comemorati­vas decorreram em todo o país
EDMUNDO EUCILIO | EDIÇÕES NOVEMBRO Actividade­s comemorati­vas decorreram em todo o país

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola