Jornal de Angola

Selecção de Futebol segue para Casablanca

Combinado angolano segue esta manhã para o palco da competição, onde, ainda hoje, retoma a preparação

- António de Brito

A Selecção Nacional de Honras de futebol segue está manhã para Casablanca, no Reino de Marrocos, onde a partir do dia 16 deste mês começa a competir na fase final da 5ª edição do Campeonato Nacional Africano das Nações (CHAN), a ter lugar de 13 do corrente a 4 de Fevereiro. Os Palancas Negras que estão no Grupo D ao lado dos Cavalos do Burkina Faso, Leões Indomáveis e Diabos Vermelhos do Congo jogam no próximo dia 16, diante da selecção dos Cavalos, às 18h30, no Grande Estádio da cidade de Agadir.

Com o moral alto e confiantes, a Selecção Nacional de Futebol de Honras embarca esta manhã para o Reino do Marrocos, onde compete, de 13 do corrente a 4 de Fevereiro, na 5ª edição do Campeonato Africano das Nações (CHAN).

Ainda hoje, em Casablanca, o conjunto angolano realiza um treino ligeiro, nos arredores da unidade hoteleira onde vai ficar hospedada. Na sessão vespertina, o técnico Srdjan Vasiljevic vai privilegia­r a recuperaçã­o física dos jogadores, após a viagem de seis horas, entre as cidades de Luanda, Libreville (Gabão) e Casablanca (Marrocos).

Na sessão única desta amanhã, o selecciona­dor nacional vai privilegia­r a melhoria dos fundamento­s técnicos e tácticos, tendo em vista o particular de terçafeira, diante da Guiné Conacri. Srdjan Vasiljevic vai aproveitar o "amistoso" para rodar todos os jogadores, corrigir imperfeiçõ­es e idealizar o “onze” tipo para o jogo de estreia, no dia 16, frente ao Burkina Faso, para o Grupo D.

Após o treino colectivo e o amistoso diante do Domant do Bengo, o técnico parece ter preferênci­a pela seguinte equipa: Landu, na baliza; Mira, Tó Carneiro, Nari e Wilson (defesas); Almeida, Herenilson, Mano Calesso, Vá e Job (médios) e Maco, num claro 4-5-1. Esta deve ser o “onze” base para os três jogos da primeira fase, com o Burkina Faso, Camarões e Congo Brazzavill­e, caso não surjam imprevisto­s no decorrer da preparação em terras marroquina­s.

No entender de Srdjan Vasiljevic, os jogadores da equipa base assimilara­m muito rapidament­e as suas ideias de jogo, comparativ­amente à segunda equipa, constituíd­a por Jotabé, Lito, Celson Barros, Medá, Gui, Manguxi, Depaizo, Chiló, Paty, Kaporal e Fofó.

Com 25 sessões de treinos realizadas, em 19 dias, a Selecção Nacional está preparada para representa­r, da melhor maneira, o país na prova continenta­l.

“Penso que temos a selecção pronta para a competição. Os jogadores deram o máximo durante os trabalhos de preparação. O Balanço é positivo, porque os atletas não viraram a cara à luta. Quando assim é, temos de felicitá-los pelo carácter demonstrad­o no decorrer dos trabalhos”, salientou o técnicoadj­unto de Silvestre Pelé.

Apesar da entrega dos jogadores, Silvestre Pelé lamentou a falta de jogos de controlo, já que as equipas estão no defeso, sendo que o Girabola Zap começa em Fevereiro.

“Os jogadores estão sem ritmo competitiv­o. Programámo­s cinco a seis amistosos e realizámos apenas um. Com três a quatro jogos, seria ouro sobre azul”, disse.

A delegação angolana é composta por 40 elementos, entre jogadores, equipa técnica, pessoal de apoio e dirigentes.

Jogadores confiantes

No seio dos atletas, a convicção por uma boa prestação é forte e todos estão unidos à volta do grande objectivo, garantiu o “capitão”, Ricardo Job.

“Trabalhámo­s bem durante 19 dias. O grupo teve um desempenho acima do aceitável. Os 34 atletas deram o melhor de si, para constarem dos 23 eleitos para o CHAN. Pelo trabalho idealizado pela equipa técnica, estou convencido de que vamos fazer uma boa prova”, assumiu o jogador do Petro de Luanda.

Tó Carneiro, defesa do Interclube, valorizou a preparação feita em Luanda e elogiou as condições postas à disposição dos jogadores e corpo técnico, pela Federação Angolana de Futebol(FAF).

“Fizemos uma boa preparação. Os métodos de trabalhos foram bastante acessíveis. A FAF cumpriu com o seu papel”, disse o atleta.

A delegação angolana é composta por 40 elementos, entre jogadores, equipa técnica, pessoal de apoio e dirigentes.

 ?? JOSÉ SOARES | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Palancas Negras jogam no dia 16 de Janeiro
JOSÉ SOARES | EDIÇÕES NOVEMBRO Palancas Negras jogam no dia 16 de Janeiro
 ?? VIGAS DA PURIFICAÇíO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Jogadores e técnicos estão confiantes numa boa prestação em terras marroquina­s
VIGAS DA PURIFICAÇíO | EDIÇÕES NOVEMBRO Jogadores e técnicos estão confiantes numa boa prestação em terras marroquina­s

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola