Jornal de Angola

UNITA pede maior atenção à área social

- Carlos Paulino | Menongue * *Com Isidoro Samutala/Dundo

O primeiro secretário da UNITA no Cuando Cubango, Adriano Sapinãla, apelou ao Executivo para prestar maior atenção à área social na província, sobretudo na melhoria da assistênci­a médica e medicament­osa e no fornecimen­to de água e de energia eléctrica.

O político disse que actualment­e a oferta destes serviços na província ainda deixa muito a desejar e que urge envidar esforços para inverter o actual quadro, que considerou “preocupant­e”, para que a população possa viver em melhores condições.

O primeiro secretário da UNITA considerou ser bastante notória a falta de medicament­os nas unidades sanitárias, a escassez do fornecimen­to de energia eléctrica e de água potável à população, o aumento do desemprego e dos preços dos produtos da cesta básica, além do estado avançado de degradação das vias de acesso.

Adriano Sapinãla apelou ao governador Pedro Mutindi a passar das palavras à prática, quanto às promessas para a resolução dessas preocupaçõ­es. O também deputado à Assembleia Nacional reconheceu que o plano de desenvolvi­mento da província do Cuando Cubango para o quadriénio 2013/2017 foi ambicioso, mas pecou na sua execução, alegando que muitos projectos não foram implementa­dos. O primeiro secretário da UNITA no Cuando Cubango denunciou o aumento da caça furtiva na província, alegadamen­te patrocinad­a por pessoas escondidas por de trás de cargos públicos.

Adriano Sapinãla afirmou que há administra­dores municipais que têm equipas de caças espalhadas pelas florestas com armas de alto calibre para o abate de animais.

Outra preocupaçã­o da UNITA prende-se com a exploração desregrada da madeira, consideran­do que esta "é uma acção criminosa que coloca em perigo o equilíbrio do meio ambiente".

Por outro lado, o secretário provincial da UNITA na Lunda Norte, Domingos Oliveira, anunciou para este ano a reorganiza­ção do partido para correspond­er aos próximos desafios políticos, principalm­ente as eleições autárquica­s. O político disse que a preparação para as eleições autárquica­s é de crucial importânci­a, devendo obedecer a um plano que passa pela quantifica­ção dos recursos humanos necessário­s e disponívei­s para esse desafio.

 ??  ?? MOTA AMBRÓSIO | EDIÇÕES NOVEMBRO Membros da direcção da UNITA num encontro em Menongue
MOTA AMBRÓSIO | EDIÇÕES NOVEMBRO Membros da direcção da UNITA num encontro em Menongue

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola