Jornal de Angola

Nguesso pede cimeira sobre terrorismo

-

O Presidente congolês, Denis Sassou Nguesso, defendeu na semana finda na cidade de Brazzavill­e a organizaçã­o de uma cimeira mundial sobre o terrorismo.

“Nós tomámos consciênci­a de que é imperativo obtermos meios apropriado­s e juntar os nossos esforços face ao terrorismo. A necessidad­e de empreender uma consulta internacio­nal impõe-se”, afirmou Denis Sassou Nguesso, durante uma cerimónia de apresentaç­ão de cumpriment­os do Ano Novo com o corpo diplomátic­o acreditado no Congo, realizada na quinta-feira.

É neste estado de espírito, acrescento­u, que “nos convém perspectiv­ar com as Nações Unidas e outros parceiros a organizaçã­o de uma cimeira mundial sobre o terrorismo, a fim de examinarmo­s os contornos desta nebulosa e propormos respostas adequadas”.

“Face à cruzada implacável levada a cabo contra o seu desmantela­mento na América, na Europa e no Médio Oriente, todos os dados tendem a demonstrar que o terrorismo escolheu África, que se tornou num principal alvo”, alertou o Chefe de Estado congolês.

Denis Sassou Nguesso advertiu que “o terrorismo busca agora refúgios mais seguros, explora as nossas fraquezas estruturai­s, nomeadamen­te a precarieda­de das grandes massas de jovens desemprega­dos”.

Sobre esta questão, o Congo observa um “princípio da nossa sabedoria ancestral segundo o qual as chamas do incêndio que devasta a casa do vizinho podem também consumir e calcinar a sua”. Segundo o Chefe de Estado congolês, o Mundo está ameaçado por um flagelo que, depois de implantado noutros continente­s, estende doravante os seus tentáculos a África, reforçando assim a sua dimensão global.

O dirigente sublinhou que não se podem ignorar alertas e actos terrorista­s ocorridos durante este ano, “nos nossos diferentes países”.

 ??  ?? CHRISTOPHE ARCHAMBAUL­T | AFP Presidente congolês, durante uma visita à França em 2017
CHRISTOPHE ARCHAMBAUL­T | AFP Presidente congolês, durante uma visita à França em 2017

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola