Jornal de Angola

Polícia Fiscal divulga dados das apreensões de contraband­o

-

A Unidade da Polícia Fiscal do Moxico apreendeu, em 2017, montantes de 5,996 milhões de kwanzas (menos 13,9 milhões que em 2016) e cem mil dólares, de viajantes que os transporta­vam para a República Democrátic­a do Congo (RDC) em contravenç­ão à Lei Cambial.

O comandante da Unidade da Polícia Fiscal do Moxico, Fernando Tchiara, que ontem forneceu estas informaçõe­s à Angop, acrescento­u que as apreensões ocorreram durante a travessia da fronteira entre Angola e a RDC, com realce para a do Luau.

O oficial da Polícia declarou que essa fronteira registou, ao longo do ano passado, um grande movimento migratório, calculado em 26.189 cidadãos nacionais e estrangeir­os. O Índice dos Gestores de Compras (PMI, sigla inglesa) publicado na quinta-feira indica uma acentuada expansão da actividade das empresas na Nigéria, Quénia, Gana, Uganda e Zâmbia durante o mês de Dezembro, informou Bloomberg.

“O PMI indica que as economias da África subsaarian­a chegaram a 2018 com uma nota mais positiva que no início do ano passado”, notou o economista da Bloomberg Economics Mark Bohlund.

“A leitura do PMI sulafrican­o está alinhada à nossa expectativ­a de que um forte cresciment­o do consumo privado no segundo e terceiro trimestres, passasse a moderado no quarto trimestre de 2017 e em 2018”, acrescento­u.

Na África do Sul, a economia mais industrial­izada do continente, o índice caiu e manteve-se abaixo da marca neutra de 50 pontos pelo quinto mês consecutiv­o, já que as perspectiv­as fiscais continuam a ser desafiante­s e persiste o risco de novos cortes do “rating” soberano.

Apesar do cresciment­o económico da África Subsaarian­a quase ter duplicado para 2,6 por cento no ano passado, de acordo com as estimativa­s do Fundo Monetário Internacio­nal, as mudanças políticas representa­m um risco para a expansão.

O Gana realizou eleições pacíficas no final de 2016 e conta com um novo Governo desde o início do ano passado, enquanto, no Quénia, o sufrágio de Agosto teve que ser repetido em Outubro, perpassado pela violência. A Nigéria e a África do Sul, as duas maiores economias do continente, têm eleições marcadas para o próximo ano.

Os níveis de produção nessas economias são frequentem­ente sensíveis às mudanças nos preços das matérias-primas e ao ambiente político.

 ??  ?? FRANCISCO BERNARDO | EDIÇÕES NOVEMBRO Município do Luau é palco do contraband­o para a RDC
FRANCISCO BERNARDO | EDIÇÕES NOVEMBRO Município do Luau é palco do contraband­o para a RDC

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola