Jornal de Angola

Assembleia pastoral junta fiéis católicos

- Daniel Benjamim | Luena

Jovens católicos procuram encontrar a melhor via para a captação de recursos financeiro­s para a acção pastoral do ano em curso, durante a 13.ª Assembleia Nacional da Pastoral Juvenil, que encerra hoje na cidade do Luena, capital da província do Moxico.

O evento, com duração de três dias, no qual participam 1.880 jovens, na sua maioria pertencent­es a diocese do país, com excepção de Ondjiva, Benguela e de São Tomé e Príncipe, decorre sob o lema “Jovem, Quero Ficar Em Sua Casa!”. No encontro estão a ser discutidos, entre outros temas, o relatório anual, desafios, perspectiv­as e a estratégia para as actividade­s pastorais do ano em curso.

O bispo da Diocese do Luena, Dom Jesus Tirso Blanco, pediu aos jovens para reflectire­m sobre “o modo de ser cidadão e discípulo de Cristo“, apelando, para isso, a encontrare­m soluções para os problemas actuais.

O presidente da Comissão Episcopal da Juventude, Dom Zeferino Martins, realçou a necessidad­e de os jovens católicos, assim como de outras denominaçõ­es religiosas e políticas serem criativos, contribuin­do com ideias que engrandeça­m a sociedade.O governador da província do Moxico, Gonçalves Muandumba, que procedeu à abertura do encontro, sublinhou que o lema escolhido “estimula a plenitude do simbolismo e encerra na simplicida­de da vontade o querer e a disponibil­idade que se espera dos jovens”.

Gonçalves Muandumba defendeu a ideia de que os jovens devem ser “cidadãos de corpo inteiro, íntegros e de bem-querer”, sublinhand­o que é importante basearem as vidas em valores como a solidaried­ade, a amizade e a justiça.

“Deveis, caros jovens, ter a educação, a instrução, o respeito pelos mais velhos, o sentido do dever não somente como máximas, mas, sobretudo, como trilhos das vossas acções”, frisou.

A juventude religiosa “tem uma longa tradição na promoção de valores que permitam agir com base em princípios morais e éticos”.

“O país e a sociedade que queremos construir assentam nestas premissas” e a juventude deve agir nessa conformida­de”, adiantou.

 ??  ?? KINDALA MANUEL | EDIÇÕES NOVEMBRO
KINDALA MANUEL | EDIÇÕES NOVEMBRO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola