Jornal de Angola

Balanço definitivo aponta para 44 mortos na RDC

-

As inundações e os deslizamen­tos de terra registados na quinta-feira em Kinshasa, capital da República Democrátic­a do Congo (RDC) e uma das grandes metrópoles africanas, mataram 44 pessoas, segundo o balanço final fornecido ontem pelas autoridade­s locais.

“Temos um balanço definitivo de 44 mortos”, referiu o ministro regional para os Assuntos Sociais, Dominique Weloli, que participou numa reunião com o governador local, André Kimbuta, e os responsáve­is das 24 comunidade­s que constituem a cidade de Kinshasa.

O anterior balanço das inundações, provocadas pela intensa chuva registada na capital da RD Congo durante a noite de quarta para quinta-feira, era de 37 vítimas mortais, entre as quais constavam crianças.

O governador André Kimbuta pediu ajuda ao Presidente da RDC, Joseph Kabila, para garantir os funerais das vítimas, todas oriundas de bairros populares e de famílias pobres, segundo Dominique Weloli.

“Kimbuta também anunciou a demolição, durante os próximos dias, de alguns edifícios considerad­os como perigosos", disse um elemento da comitiva do governador. Algumas estruturas de várias casas em Kinshasa não resistiram à força da água.

Muitos dos habitantes de Kinshasa, cidade com uma população estimada em cerca de 10 milhões de pessoas, vivem em condições precárias, nomeadamen­te ao nível da habitação, saúde, transporte e de alimentaçã­o.

 ??  ?? Chuvas deixaram muitas famílias sem abrigo na capital do Congo Democrátic­o AFP
Chuvas deixaram muitas famílias sem abrigo na capital do Congo Democrátic­o AFP

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola